Panorama
 
 
 

SEMA/IMAP FIRMAM CONVÊNIO COM O PNLA

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Maio de 2006

18/05/2006 - Campo Grande (MS)- O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira, recebeu em seu gabinete, hoje pela manhã, a analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Mônica Guedes. Durante a reunião foi firmada a integração da Sema/Imap (Instituto de Meio Ambiente Pantanal) no Portal Nacional de Licenciamento Ambiental. O Portal é uma iniciativa do Ministério do Meio ambiente em parceria com os órgãos estadual e federal e funciona como um meio de divulgação de informações sobre o licenciamento ambiental em âmbito nacional. O projeto atende ao disposto na Lei n º 10.650, de 16 de abril de 2003, a qual determina o acesso público aos dados e informações ambientais existentes nos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Meio Ambiente.

O Portal integra o Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente agregando e sistematizando as informações sobre licenciamento das esferas federal, estadual e distrital. “É um mecanismo que assegura a transparência do processo de licenciamento, permite o controle social, além de ser uma ferramenta de suporte para a formulação de políticas e diretrizes de ação do MMA”, afirma a coordenadora Mônica Guedes. Ao agregar e compatibilizar as informações sobre o licenciamento, o Portal Nacional não substitui os portais estaduais, pois disponibiliza as informações em nível de macro-estatísticas, restando o detalhamento das informações sobre os processos de licenciamento aos portais estaduais.

A primeira etapa do projeto foi lançada em junho de 2005, durante a Semana do Meio Ambiente, onde foram consolidadas as informações sobre o estagio atual dos processos de licenciamento ambiental do Ibama e dos órgãos em sete estados, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Sul. Na segunda fase estão sendo integrados ao Portal, Alagoas, Sergipe, Piauí, Maranhão, Pernambuco, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Acre, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A formalização da integração dos Estados será realizada no mês de agosto, na cidade de São Paulo, durante a comemoração do aniversário do Conselho Nacional de Meio Ambiente. Com a implementação do PNLA o Ministério do Meio Ambiente espera contribuir para a democratização da informação e consolidação do licenciamento ambiental como instrumento público de controle e gestão ambiental.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (Sohane Gomide)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.