Panorama
 
 
 

SOCIEDADE FAZ AUDIÊNCIA PÚBLICA NO MT E SUGERE ALTERNATIVAS PARA CONTROLE DE AGROTÓXICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

15/05/2006 - Brasília – Segundo a promotora do Ministério Público em Lucas do Rio Verde (MT), Patrícia Eleutério Campos, a audiência pública para debater o controle de agrotóxicos não apresentou uma "solução imediata" para os problemas, mas diversas sugestões foram feitas para que seu uso seja mais eficiente. O encontro se realizou no início de maio após o debate ambiental gerado após uma nuvem de agrotóxico caiu sobre a cidade, prejudicando pequenos produtores, plantas ornamentais e até um horto medicinal.

"Uma solução imediata não foi apontada, mas também não era esse o objetivo principal da audiência publica. O que ficou claro é a importância de uma fiscalização mais eficiente do uso de agrotóxicos", explicou a promotora. Segundo o relatório do Sindicato dos Produtores Rurais, a sociedade fez sugestões de medidas que possam ser adotadas pelo poder publico de modo a evitar que acidentes como esse se repitam. Algumas principais soluções apontadas foram:

• Adoção de política de pesquisa por parte do governo, que busque o melhoramento das técnicas de aplicação de agrotóxicos, e que também possam diminuir a quantidade de aplicação desses produtos;
• O Ministério Público deve também buscar firmar um termo de ajustamento de conduta para que os agricultores se comprometam a aplicar agrotóxicos dentro das normas;
• Deve haver uma grande campanha de conscientização dos aplicadores de agrotóxicos, com panfletos, cartazes, etc;
• Deve haver treinamento técnico para os aplicadores de agrotóxicos;

Outro ponto levantado pela população foi o risco de um possível corte nas exportações de produtos agrícolas, devido ao excesso de agrotóxicos. O açúcar exportado pelo Brasil, por exemplo, já sofreu suspensões de compra por denúncias de trabalho escravo. A comparação foi feita para se referir a empresas, que pressionadas pela população e preocupadas com a saúde e o meio ambiente, poderiam futuramente preferir alimentos mais saudáveis. E com menos agrotóxicos.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Paulo Machado

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.