Panorama
 
 
 

BRASIL QUER COOPERAÇÃO SOBRE MEIO AMBIENTE ENTRE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

24/05/2006 - Brasília - A expectativa de aprovar uma Plataforma de Cooperação entre os países de língua portuguesa foi discutida hoje (24) em encontro de técnicos e ministros do Meio Ambiente que se realiza até sexta-feira (26). A minuta da Plataforma é a proposta que o Brasil submeterá aos representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste.

Segundo o chefe da Assessoria Internacional do Ministério do Meio Ambiente, Fernando Lyrio, as áreas temáticas passíveis de cooperação destacadas no documento são: informação, educação e legislação ambiental; biodiversidade; mudança climática; desertificação; recursos hídricos; gestão ambiental costeira e marinha; avaliação setorial e formulação de projetos; e capacitação para negociações internacionais. "A idéia é levar o documento para o encontro de sexta-feira, como um insumo para a discussão ministerial, pois eles podem levar em consideração questões que, eventualmente, não são abordadas dentro do segmento técnico", informou Lyrio.

Também está prevista para o último dia do encontro a assinatura de um acordo de cooperação entre Brasil e Angola, relacionado à área de educação ambiental. O representante de Angola, Carlos Santos, afirmou que o acordo prevê a participação de técnicos brasileiros na formação dos angolanos: "Ainda queremos saber, por exemplo, como essa Plataforma vai ser monitorada nos países. Mesmo assim, acho importante a aprovação dela".

A programação do encontro inclui apresentações de cada país sobre as estratégias para o desenvolvimento sustentável e a discussão sobre a implementação de acordos ambientais internacionais. Segundo Fernando Lyrio, o foco da apresentação brasileira foi o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente, a inserção dentro de outras políticas de governo e o acompanhamento do debate pela sociedade.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Patrícia Landim

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.