Panorama
 
 
 

FORÇA VERDE FISCALIZA RIOS NA REGIÃO DE LONDRINA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

25/05/2006 - O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, da Polícia Militar do Paraná, divulgou, nesta quinta-feira (25), o resultado de operações realizadas entre os dias 20 e 23 de maio em rios da região de Londrina. Foram apreendidos 1.012 metros de redes de pesca de diversas malhas e 12 quilos de peixes que foram doados a uma entidade assistencial. Do total de redes apreendidas, pelo menos 400 metros apresentavam lacres de identificação de pescadores profissionais, mas foram recolhidas por estarem dispostas no leito do rio, em desacordo com a legislação que regula este tipo de pesca. Todos os pescadores infratores foram notificados e intimados para comparecer à sede do Batalhão.

As ações foram desenvolvidas durante horários e dias alternados em locais considerados críticos do ponto de vista pesqueiro. Os rios escolhidos foram Congonhas, nos trechos compreendidos pelos municípios de Uraí, Rancho Alegre e Sertaneja, e Tibagi, nos municípios de Londrina, Jataizinho e Ibiporã, e ainda o Rio Paranapanema. De barcos, os policiais militares verificavam as redes dispostas no leito dos rios e abordaram os pescadores. De acordo com o capitão Hilberaldi Correia de Lima, comandante da 2.ª Companhia Ambiental Força Verde de Londrina, todas as apreensões foram realizadas no período da noite, o que leva a crer que os pescadores, em função do horário e do frio, não contavam com a ação policial.

A pesca praticada com rede é crime ambiental. A pena varia de 1 a 3 anos de detenção, mais multa de pelo menos R$ 700. Outro ponto que chamou a atenção dos policiais foi a pequena quantidade de peixes apreendida numa grande quantidade de redes. Isso, segundo a polícia, denuncia a baixa população de peixes nos rios fiscalizados. Também por este motivo são realizadas operações e ações não apenas para reprimir a pesca ilegal, mas principalmente para conscientizar e chamar a sociedade a participar do trabalho de prevenção à depredação da natureza. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 643 0304.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás (www.agenciaambiental.go.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.