Panorama
 
 
 

LUZ PARA TODOS JÁ ATENDE 3,5 MIL ALDEIAS BRASILEIRAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

27/05/2006 - Rio - Cerca de 3,5 mil aldeias indígenas em todo o país já têm luz elétrica graças ao Programa Luz para Todos. Na aldeia Sapukai, no município de Angra dos Reis, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, a luz elétrica chegou há um mês, mas inauguração oficial aconteceu ontem (26).

Desenvolvido pelo governo federal em parceria com os governos estaduais, o programa tem o objetivo de levar energia elétrica ás áreas rurais, onde vivem comunidades indígenas, quilombolas e também pequenos agricultores. No projeto da aldeia Sapukai o governo federal investiu R$ 117 mil.

A coordenadora das ações de eletrificação rural das áreas indígenas no país, do Ministério de Minas e Energia, Eustáquia Silva, diz que ainda neste ano mais de 20 aldeias serão beneficiadas nos estados do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Amazonas.

"O programa começou em 2003, mas neste ano é que estamos ampliando o atendimento, porque o processo é lento", explica Silva. "Temos que conquistar a comunidade indígena, ou seja, conversar com os índios para saber se eles querem a luz elétrica. A maioria aceita, mas há comunidades que dizem que a novidade vai contra suas crenças."

Em todo o país, o programa já beneficiou mais de três milhões de brasileiros. Para pedir a eletrificação, o morador da área rural deve procurar o escritório ou representante da empresa de energia elétrica que atende o seu município e solicitar a instalação, que é gratuita e inclui um kit com três pontos de luz e duas tomadas.

Aldeia indígena Sapukai, em Angra dos Reis, recebe energia elétrica

26/05/2006 - Angra dos Reis (RJ) - A energia elétrica chegou hoje (26) à aldeia Sapukai, em Angra dos Reis, no litoral sul fluminense, onde vivem cerca de 400 índios guaranis. O abastecimento é resultado do programa Luz para Todos do governo federal.

O cacique Verá, de 94 anos, acredita que a energia trará vários benefícios para a comunidade. Entre eles, a inauguração de uma oficina de artesanato, corte e costura. O posto de saúde passa a ficar aberto 24 horas e a escola terá aulas também no turno da noite.

Na aldeia Sapukai, poucos índios falam português. Eles se preocupam agora com possíveis acidentes com energia elétrica. "Precisamos de orientação porque não sabemos usar a luz elétrica. Temos muitas crianças e elas podem se machucar. Todo mundo fala que a luz elétrica é boa, mas para nós pode ser perigosa", lembra o cacique.

Em todo o estado do Rio de Janeiro, existem cerca de 600 índios, vivendo em cinco aldeias, sendo quatro no município de Paraty e, uma, em Angra dos Reis. A aldeia de Angra dos Reis foi a primeira a receber a luz elétrica do programa Luz para Todos.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Cristiane Ribeiro

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.