Panorama
 
 
 

PLANO AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL ENTRA EM CONSULTA PÚBLICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

26/05/2006 - Brasília – A nova versão do Plano Amazônia Sustentável passará por uma consulta pública durante todo o mês de junho nos estados da região amazônica. Hoje (26), abrindo a série de audiências, os ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional apresentaram o documento aos representantes de movimentos sociais, do setor produtivo e dos nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão).

Em estudo desde 2003, o Plano Amazônia Sustentável prevê políticas e ações de inclusão social, geração de renda, infra-estrutura e inovação tecnológica. A secretária de Coordenação da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente, Muriel Saragoussi, defende que o documento seja construído em parceria entre o governo federal, os estados, os municípios e a sociedade.

"Essa é a única chance do plano ser implantado", afirma a secretária. "Não existem planos que vêm de cima para baixo. Se não há um acordo de sociedade em torno do que fazer numa região, o que um setor faz o outro desfaz. A gente precisa dessa união e desse olhar de conjunto."

A mobilização é um dos eixos principais da estratégia de implantação Plano Amazônia Sustentável, que deverá ser posto em prática de forma descentralizada. "A idéia é ter um pacto de sociedade, em que governo federal, governos estaduais e municipais, setor privado e a sociedade civil tenham acordo nas prioridades", explica Muriel Saragoussi.

Mesmo com a existência de interesses tão divergentes como o de populações tradicionais e o de grandes empresários, a secretária acredita na possibilidade de consenso sobre o tema: "O que a gente viu no plano de desenvolvimento sustentável da BR-163 foi 90% de consenso. Os 10% têm que ser mediados e é uma decisão política do que fazer nesse momento."

Mais informações sobre o Plano Amazônia Sustentável na página eletrônica do Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br).

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Cecília Jorge

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.