Panorama
 
 
 

PROFESSOR DA UFSCar ANUNCIA CRIAÇÃO DE NÚCLEO DE PESQUISA EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2006

22/05/2006 - A Universidade Federal de São Carlos – UFSCar vai criar, no “campus” de Araras, o Núcleo de Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas. O anúncio foi feito pelo professor José Carlos Casagrande no encerramento do Curso de Atualização em Recuperação de Áreas Degradadas (RAD): Com Ênfase em Matas Ciliares do Interior Paulista, realizado nos dias 18 e 19 de maio nessa universidade.

O curso, que faz parte do Projeto de Recuperação da Mata Ciliar da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, foi organizado pelo Instituto de Botânica, em parceria com a UFSCar e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.
O interesse da universidade em desenvolver estudos sobre áreas degradadas, segundo Luiz Mauro Barbosa, diretor do Instituto de Botânica, foi recebido favoravelmente pelos vinte especialistas em recuperação ambiental, que ministraram aulas e discutiram os problemas e soluções regionais referentes à questão das matas ciliares no Estado de São Paulo.
A expansão da malha urbana e o avanço da fronteira agrícola em São Paulo, incentivado pelo programa Pró-álcool, foram as causas apontadas para a perda de grande parte da cobertura vegetal no território paulista.

Segundo enfatizara, restam hoje apenas 5% dos ecossistemas originais em todo o Estado. Os pesquisadores alertaram que os dois principais biomas, Mata Atlântica e cerrado, perderam grandes áreas e encontram-se fragmentados em pequenos maciços.

O evento contou com a participação de 130 pessoas, vindas de 28 municípios, entre estudantes, profissionais que atuam na área de recuperação ambiental e funcionários públicos estaduais e municipais. No dia 20 de maio, os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma visita técnica ao Viveiro Camará, que produz mudas de essências nativas utilizadas em reflorestamentos heterogêneos.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Foto: SEMA

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.