Panorama
 
 
 

SEMANA DO MEIO AMBIENTE FAZ ALERTA PARA A VIDA NO LIMITE

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Maio de 2006

22/05/2006 - O secretário do Meio Ambiente do RS, Claudio Dilda, convida a sociedade gaúcha para a Semana Estadual do Meio Ambiente 2006. A programação inicia em 27 de maio, Dia Nacional da Mata Atlântica, e encerra-se em 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Conforme Dilda, o tema deste ano “A Vida no Limite!?” remete a uma reflexão sobre os cuidados que cada cidadão está tendo com a natureza, já que a população mundial vem enfrentando conseqüências devastadoras pela destruição gradativa dos recursos naturais.

A Semana do Meio Ambiente é organizada pela secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema) e além dos eventos promovidos por ela, diversos órgãos estaduais, ONGs, prefeituras e entidades privadas realizam atividades que visam a sensibilização da sociedade para o manejo adequado do ambiente em que vivem.

A programação abre, no dia 27 (sábado), em Osório, com uma exaltação à Mata Atlântica. O município abriga a Área de Proteção Ambiental do Morro da Borússia, com 6.900 hectares, contemplada no Projeto de Conservação da Mata Atlântica Sul, executado pela Sema. O evento inicia às 10h, na Câmara de Vereadores, com a apresentação da Carta da Mata Atlântica e um relato do secretário Claudio Dilda sobre os investimentos feitos pelo Projeto Mata Atlântica na região nordeste. Haverá uma caminhada ao Morro da Borússia e também visita às obras do Parque Eólico.

No dia 30 (terça-feira), o Horto Florestal do Litoral Norte, situado em Tramandaí, realiza o Pedágio da Informação, divulgando esta unidade de conservação administrada pela Sema. A atividade acontece das 10h às 15h, em frente ao Horto, na Av. Fernandes Bastos, 3145.

Junto com as Comissões de Saúde e Meio Ambiente e de Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa, e Grupo de Trabalho das RPPNs, a Sema promove no dia 31 (quarta-feira), o
I Fórum Estadual sobre Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), no Teatro Dante Barone, da Assembléia, entre 9h e 18h.

Nos dias 31 de maio e 01 de junho (quarta e quinta) o Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema realizará o Seminário sobre Àreas de Preservação Permanente (APPs), em Santa Cruz do Sul, na UNISC. No primeiro dia, o evento será das 14h às 18h, e no dia seguinte, das 9h às 17h.

Os dias 01 e 02 (quinta e sexta) reservam o Seminário de Capacitação para Gestores e Conselheiros Municipais da área do Pró-Mar-de-Dentro para a Gestão Ambiental Compartilhada, em Camaquã, no Cine-Teatro Coliseu. A realização é do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga/RS) e do Programa Pró-Mar-de-Dentro, ambos da Sema.

A 5ª etapa da Campanha de Repovoamento da Araucária será lançada no dia 02 de junho, em Canela, na Câmara de Vereadores, às 10h. A promoção é da Sema e RGE – Rio Grande Energia. No mesmo dia, em Porto Alegre, o Parque Estadual Delta do Jacuí, estará realizando a palestra “O que é Meio Ambiente”, a partir das 8h30min, na sua sede, na Ilha da Pintada.

Algumas unidades de conservação estaduais poderão ser conhecidas por fotos que estarão expostas nos dias 03 e 04 (sábado e domingo) no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre. Junto haverá a exposição fotográfica “A Vida no Limite”, da ONG Curicaca. As imagens poderão ser vistas entre 9h30min e 17h30min, nos dois dias, próximo ao Monumento ao Expedicionário.

No domingo, 04 de junho, acontecerá “Um Dia no Meio Ambiente”, com atividades variadas no Jardim Botânico de Porto Alegre, numa promoção da Fundação Zoobotânica do RS (FZB). A partir das 10h e durante à tarde, o público poderá participar de danças, rodas de histórias, palestras, visitas orientadas às coleções científicas do Jardim Botânico, oficinas e apreciar exposições. Às 11h, será lançada a 3ª edição do Prêmio Fepam de Jornalismo Ambiental em comemoração ao 16º aniversário da Fundação Estadual de Proteção Ambiental.

Para o dia 05 (segunda-feira) está marcada a etapa final da Gincana “Brincando e Aprendendo na Semana do Meio Ambiente”, às 14h, no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, com alunos de escolas do entorno da unidade de conservação. Também neste dia, às 19h, será aberta a 2ª Exposição Fotográfica Parque de Itapuã, no Praia de Belas Shopping, 2º andar, Ala Sul. As fotos são produzidas pelo Projeto Contato, com apoio da Sema. A exposição segue até 14 de junho.

A programação completa da Semana, que inclui os eventos de todos as instituições participantes, poderá ser conferida no site da Sema (www.sema.rs.gov.br), a partir desta terça-feira (23).

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.