Panorama
 
 
 

IAP MULTA USINA DE XISTO DA PETROBRAS EM R$ 200 MIL PELA POLUIÇÃO DO RIO CANOAS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Maio de 2006

29/05/2006 - O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) autuou nesta sexta-feira (26) em R$ 200 mil a Usina de Xisto da Petrobras em São Mateus do Sul, pelo vazamento ocorrido em 15 de abril, quando 30 mil litros de água com substâncias derivadas do processo de produção atingiram o rio Canoas. “O valor da multa foi definido de acordo com o impacto ambiental causado e o porte da empresa”, explicou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e presidente do IAP, Rasca Rodrigues.

Segundo as amostras coletadas por técnicos do Instituto, o efluente líquido despejado continha sulfetos, fenóis e amônia – substâncias tóxicas obtidas com o processo de resfriamento e selagem do xisto.

Relatório apresentado pelo IAP revela que o rio Canoas teve sua qualidade de água alterada temporariamente em um trecho de quase 1,8 mil metros – apresentando mudança na coloração da água (aspecto avermelhado), cheiro forte e bastante espuma. Também foi constatada a diminuição do nível de oxigênio na água do rio, que poderia causar a mortandade das comunidades aquáticas.

Já o rio Iguaçu teve alteração em aproximadamente 100 metros abaixo da foz do rio Canoas, que foi rapidamente dispersada em razão do grande vazão do rio. “A presença das substâncias causou a contaminação da água, alterando suas características físico-químicas. Porém, não houve mortandade de peixes, danos materiais ou à saúde da população do entorno dos rios”, disse Rasca.

Ele também destacou que foi confirmado que o vazamento foi provocado por um ‘escape’ de água da lagoa de tratamento onde são descartados os efluentes líquidos do processo de produção, que posteriormente atingiu o sistema de drenagem pluvial e as lagoas de tratamento. “Normalmente este líquido é direcionado para recirculação interna e não é despejado em rios, mas houve o rompimento de um duto que transporta o conteúdo da lagoa à unidade de produção e vice-versa”, finalizou o secretário.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.