Panorama
 
 
 

MMA LEVA EXPERIÊNCIAS PARA VIII CÚPULA DE INFORMAÇÃO DA ÁGUA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

31/05/2006 - Quatro experiências desenvolvidas por técnicos do Ministério do Meio Ambiente serão apresentadas na 8ª da Cúpula de Informação sobre Água (WIS-8), que se realiza em Brasília entre 5 a 7 de junho. O tema do encontro será "Integrando e Fortalecendo Redes de Informação para a Água e o Meio Ambiente". Ele marcará as comemorações do Dia da Terra de 2006 (5 de junho), no segundo ano da Década das Nações Unidas da Água para a Vida.

O objetivo do evento é discutir meios de informar o público sobre as questões da água, usando os mais recentes avanços em Tecnologia de Comunicação e Informação (ICT). A Cúpula é organizada pelo Consórcio WaterWeb (WWCo), em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma)e a Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH. A anfitriã é a Agência Nacional de Águas (ANA).

Duas experiências do MMA a serem apresentadas na WIS-8 contemplam a área de recursos hídricos. A primeira é um modelo de comunicação desenvolvido por Luiz Cláudio Figueiredo para divulgar a forma pela qual a Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) disponibiliza informações aos 114 Conselheiros, mais de 300 representantes e convidados participantes de cada uma das Câmaras Técnicas e a sociedade em geral. São ferramentas da Internet simples, gratuitas, de fácil acesso que, em seu conjunto, têm garantido efetiva comunicação entre todos.

O "Sistema de Informações do Plano Nacional de Recursos Hídricos" (PNRH) foi coordenada por Hugo do Vale Christofidis. O objetivo é subsidiar as novas revisões do plano e a elaboração de outros Planos no âmbito dos estados e das Bacias Hidrográficas, de acordo com a Lei 9.433 de 08 de janeiro de 1997. Deverá se estabelecer, junto às outras organizações, uma base comum de informações, para aumentar a eficiência e o potencial de todos os Sistemas de Informações que se integrarem. Desta forma, o planejamento e a execução terão o seu monitoramento facilitado.

A terceira experiência a ser levada ao encontro refere-se à "Integração de dados utilizando Web Service e Acesso a Aplicações Web com Software Livre", desenvolvida por Bráulio Gottschalg Duque, da SRH, e Edmar Moretti, do processamento de dados. Através do Software Livre, o MMA pode desenvolver o Sistema I3Geo, utilizado para disponibilizar as informações cartográficas e a utilização do GeoNetwork como proposta de melhorar o acesso e o uso integrado de dados e informações espaciais. Estas ferramentas darão suporte ao processo de decisão, promoverão a multidisciplinariedade para o desenvolvimento sustentável e ampliarão o entendimento dos benefícios da informação geográfica.

A quarta experiência foi elaborada por André Lamego, da Secretaria de Coordenação da Amazônia. Trata do Sistema de Bases Compartilhadas de Dados sobre a Amazônia (BCDAM).

As Cúpulas de Informação sobre Água se realizam anualmente, desde 1998, reunindo especialistas da informação de água de vários países, com a missão de enfocar o uso da Internet como apoio e promoção do compartilhamento de informações no contexto da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos e do Solo. Os temas são discutidos por especialistas da informação, webmasters, pesquisadores, elaboradores de políticas e outros usuários e provedores de informação de recursos hídricos. Os encontros anteriores aconteceram na Flórida (1998 a 2000, 2002 e 2005) , nos Estados Unidos, no . Em 2001, foi realizada no Panamá e, em 2003, na Holanda.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Regina Rabelo)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.