Panorama
 
 
 

SEMINÁRIO EM BELÉM DISCUTE ZEE COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

30/05/2006 - O Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Ministério do Planejamento, promove em Belém, no Pará, nos dias 1º e 2 de junho, o seminário Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e Instrumentos de Políticas Públicas. O evento contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Gilney Viana, e de representantes de órgãos de desenvolvimento regional, gestores públicos e organizações da sociedade civil, municipais, estaduais e federais da Amazônia Legal.

Na abertura, o secretário do MMA apresentará a proposta do Termo de Compromisso para inserir o ZEE nos sistemas de planejamento e tomadas de decisão entre as instituições envolvidas.

De acordo com o diretor de gestão ambiental e territorial do MMA, Roberto Vizentin, a idéia é transformar o ZEE em um instrumento efetivo de orientação para definição de implementação de políticas públicas. "Durante o seminário vai ser possível avançarmos, sobretudo no diálogo, na aproximação, nas sinergias com as instituições públicas e responsáveis pelas políticas de desenvolvimento territorial, incluindo as agências de financiamento", disse.

Para o coordenador do Programa ZEE do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Del Prette, é preciso haver instrumentos técnicos, legais, administrativos e econômicos para a implantação do ZEE, pontos esses que serão discutidos no seminário. "A gestão ambiental e territorial integrada na Amazônia Legal precisa ser fortalecida, por conta disso é preciso que haja participação ativa dos responsáveis", afirmou Del Prette.

O encontro faz parte da estratégia do governo federal de incluir o ZEE no planejamento dos órgãos de fomento. A idéia é dar ênfase ao Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal, que está sendo elaborado pelo Programa ZEE em parceria com o Subprograma de Política de Recursos Naturais (SPRN), e apoio do Consórcio ZEE Brasil e das coordenações estaduais.

O seminário terá transmissão simultânea com sistema de vídeoconferência, nas agências centrais do Banco da Amazônia dos estados da Amazônia Legal, com exceção de Roraima, Rondônia e Amapá. Os interessados devem se inscrever no site: http://observatório.ufpa.br/zee, até esta quarta-feira (31).

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.