Panorama
 
 
 

ÁGUA LIMPA GANHA PARQUE ESTADUAL DA MATA ATLÂNTICA

Panorama Ambiental
Goiânia (GO) – Brasil
Junho de 2006

08/06/2006 - Dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente, será definitivamente implantado o Parque da Mata Atlântica em Goiás. A iniciativa vai possibilitar a preservação de espécies da fauna e da flora do que já foi uma das mais importantes florestas do continente.

A criação do parque, proposta pela Agência Ambiental, foi aprovada por unanimidade na 42ª reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMAm), em abril de 2004. O parque é fruto de uma série de estudos técnicos que confirmaram a viabilidade e a importância da preservação de uma área de 938 hectares, situada entre Rio Corumbá e o Rio Piracanjuba, na foz do Rio Paranaíba, em Água Limpa, município de cerca de 2,2 mil habitantes, que tem na pecuária extensiva a base de sua economia.

Os estudos, feitos por técnicos da Agência, com o acompanhamento de uma consultoria especializada comandada pelo Dr. Haroldo Lima, diretor técnico do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e de especialistas em botânica da UFG, revelaram que parte da porção goiana da Mata Atlântica já sofreu os efeitos da devastação, restando apenas 0,27% da cobertura original.

Este processo de degradação foi agravado principalmente com a ocupação da região nos últimos 20 anos. Porém, a natureza conseguiu driblar algumas agressões sofridas e a vegetação se regenerou, como no local escolhido para o parque, no município de Água Limpa, que contém a maior extensão contínua deste tipo de vegetação.

A Mata Atlântica em Goiás ainda preserva sua cobertura vegetal primária e original em cerca de 40% da área do parque. A flora exibe plantas como cedro, peroba rosa e jatobá, quase extintas no restante do País. A fauna local guarda espécies como tucano, onça pintada, veado mateiro e urubu-rei.

Os estudos que subsidiaram a proposta de criação do Parque Estadual da Mata Atlântica foram amplamente debatidos com a comunidade local em uma audiência pública realizada pela Agência Ambiental, no segundo semestre de 2004. Segundo o gerente de Áreas Protegidas da Agência Ambiental, o engenheiro florestal Clayton Alves Trindade, a proposta obteve o apoio da população, inclusive dos antigos proprietários de parte da área que está sendo transformada em Unidade de Conservação.

A área delimitada do parque contém quatro propriedades rurais, onde predomina a pecuária extensiva. Quase metade da área delimitada é formada pelas reservas legais dessas propriedades. As propriedades foram adquiridas por empresas parceiras da Agência Ambiental nesse projeto de implantação do parque, através do Programa de Apoio a Ações Ambientais (P3A).

As empresas são a Cachoeira Dourada S/A (CDSA), do grupo Endesa; a Barro Alto Mineração S/A (BAMISA), do grupo Anglo América; a Companhia Siderúrgica Pitangui e a Performance, sendo esta última empreendedora de duas Pequenas Centrais Hidrelétricas no Rio Veríssimo, afluente do Paranaíba.
Além de contribuir para a preservação ambiental, o novo parque também deve servir de base de apoio para a atuação da Agência Ambiental, da Semarh e dos órgãos públicos e particulares na Região das Águas, contribuindo para incrementar o turismo sustentável nesta região, que inclui os municípios de Caldas Novas, Rio Quente, Corumbaíba, Mazargão, Água Limpa e Buriti Alegre.

A existência de domínios da Mata Atlântica em Goiás, significa, segundo os técnicos, que tal bioma já foi muito extenso em todo o País e era o predominante antigamente. Com a devastação a que foi submetido ao longo dos anos, sobrou apenas este resquício que agora está sendo preservado pelo Estado de Goiás, para as futuras gerações.

09/06/2006 - O Parque Estadual da Mata Atlântica do Município de Água Limpa entra definitivamente no mapa dos estudiosos e turistas interessados pelo bioma mata atlântica. Localizado a menos de 250 quilômetros de Goiânia, no sentido de Caldas Novas, o Parque de 938 hectares foi inaugurado hoje (dia 9) por autoridades do governo estadual e dos municípios ao seu redor: Caldas Novas, Rio Quente, Corumbaíba, Mazargão, Água Limpa e Buriti Alegre. O evento fez parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente. Uma placa alusiva à inauguração foi fixada na sede da unidade de fiscalização da Agência Ambiental, que funcionará dentro do Parque, às margens do Lago Corumbá.

Para o presidente da AGMA, Zacarias Calil, a criação do Parque reflete o compromisso da população de Água Limpa com a preservação do meio ambiente. “Esse Parque vai contribuir para a proteção de espécies da fauna e da flora, criando condições de preservar em Goiás remanescentes de uma floresta de importante biodiversidade. Estamos orgulhosos que a população de Água Limpa tenha entendido que preservar essa área é importante, tanto para a região quanto para o Brasil", disse Zacarias, destacando o papel e o empenho dos técnicos da AGMA para a concretização do Parque, cujo projeto teve início em 2003.

O Parque da Mata Atlântica foi criado pelo Decreto número 6.442 de 12 de abril de 2006. Os estudos que subsidiaram a proposta de criação do Parque foram debatidos com a comunidade local . Segundo o gerente de Áreas Protegidas da Agência Ambiental, o engenheiro florestal Clayton Alves Trindade, a proposta obteve o apoio da população quando foi apresentada em audi6encia pública realizada em setembro de 2004. "Os antigos proprietários da área que está sendo transformada em Unidade de Conservação também apoiaram bastante a criação do Parque", ressaltou, agradecendo a presença de familiares de Jorge Labecca - antigo proprietário de parte da área que forma hoje o Parque.

De acordo com o Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás, José de Paula Moraes, o município de Água Limpa ganha agora uma repercussão maior e a possibilidade de desenvolver novas alternativas econômicas para o aproveitamento do Parque, como o turismo ecológico. O secretário destacou a necessidade de a população continuar a se mobilizar para garantir a boa gestão da nova unidade de conservação. "É preciso envolvimento da comunidade do entorno do Parque para formar com o governo uma gestão compartilhada", disse.

A área do Parque contém quatro propriedades rurais, onde predomina a pecuária extensiva. Quase metade da área delimitada é formada pelas reservas legais dessas propriedades. As propriedades foram adquiridas pelas empresas Cachoeira Dourada S/A (CDSA), do grupo Endesa; a Barro Alto Mineração S/A (BAMISA), do grupo Anglo América; a Companhia Siderúrgica Pitangui e a Performance, sendo esta última empreendedora de duas Pequenas Centrais Hidrelétricas no Rio Veríssimo, afluente do Paranaíba. Essas empresas se tornaram parceiras da Agência Ambiental, através do Programa de Apoio a Ações Ambientais (P3A).

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás (www.agenciaambiental.go.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.