Panorama
 
 
 

CONHEÇA MAIS ROTEIROS TURÍSTICOS DO BRASIL APRESENTADOS NO SALÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

04/06/2006 - O 2º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil apresenta 396 roteiros turísticos neste ano. De Norte a Sul, os turistas poderão conhecer diversas opções de roteiros de viagens. Cada região mostra, durante o evento, suas peculiaridades, além de diferentes culturas e atrações.

Em Tocantins, região Norte do Brasil, foi destacado quatro regiões para a exploração de roteiros de turismo. A região de Palmas (capital), “Encantos do Jalapão”, “Serras e Lagos de Palmas”, ”Lagos do Cantão”, “Ilha do Bananal” e “Serras Gerais”.

“Encantos do Jalapão” é considerado o roteiro mais atrativo, por ser o mais exótico. Localizado em um deserto, é uma região de transição entre a catinga e o serrado, com características da savana africana. O que diferencia esse deserto do Estado de Tocantins dos demais do mundo é que ele é rico em água com córregos e rios. As dunas, localizadas no meio das serras, e o artesanato também podem ser vistos pelos visitantes do Salão do Turismo.

O capim-dourado (que existe apenas nessa região), considerada uma espécie de flor, é a matéria-prima de uma arte popular rica e complexa, que só é colhida uma vez ao ano, no mês de setembro. Nos Lagos do Cantão, a principal atração é a pesca e em “Serras e Lagos de Palma”, o turismo de aventura é o carro-chefe da região. Tocantins pode ser definido como “um deserto com imenso oásis em pleno Brasil central”.

Indios- Mato Grosso, por sua vez, apresenta diversos roteiros voltados para os mais variados gostos. Além do Amazonas, o roteiro do Xingu é bastante interessante, pois o turista verá a cultura indígena de perto. Em parceria com algumas pousadas, os índios conseguiram criar uma área alternativa, onde a exploração desta tribo pode ser observada por aqueles que querem conhecer a região do Estado do Mato Grosso.

No Pantanal, o turista se delicia com a fauna, passeios a cavalo, caminhadas, reservas ambientais, observação de pássaros e focagem noturna de jacarés. Em 2005, houve um crescimento de 21% com relação ao fluxo de passageiros.

Além de Copacabana - O Rio de Janeiro também mostra seus roteiros. Uma excelente atração turística seria em Macaé, localizada a 180 quilômetros da capital, considerada a capital do petróleo. Além do turismo de negócios, o turista também consegue explorar o turismo ecológico.

As belas praias, passeios de barco, rapel, boiagem, canoagem e caminhadas ecológicas são as atrações do turismo nessa região interiorana do Rio de Janeiro.

Outra cidade que pode ser desfrutada é Vassouras, uma região do Vale do Café, que congrega 11 regiões. Os visitantes podem visitar as fazendas históricas, conhecer o vestuário da época, visitas a senzalas e passeios relacionados com o turismo cultural. Além dessas atividades, o visitante pode conhecer a faculdade para mestres cervejeiros.

Sol e Mar - Já em Aracaju, capital de Sergipe, a pedida fica por conta dos 22 quilômetros de praia. A extensão é povoada com bares, restaurantes e hotéis. A orla de Atalaia integra, além das praias, um complexo de esporte e lazer, com espaço de arena para shows, quadras esportivas e piscinas.

O turista pode aproveitar a famosa festa de São João e desfrutar junto com as mais de 150 mil pessoas participantes desta grande festa. Até mesmo uma cidade cenográfica é construída para o evento. Tudo gratuitamente que acontece todo mês de junho e julho.

Outra opção em Aracaju é o Cânion de São Francisco, a 100 quilômetros da capital. Lá, criou-se um lago natural, entre paredões rochosos e 80 metros de profundidade. É um local propício para a prática de esportes de aventura.

No mesmo município, o turista pode explorar a trilha de Cangaço, na qual são percorridos três quilômetros de mato para conhecer a Grota do Anjinho, onde se lembra de Lampião, Maria Bonita e seu bando. Uma missa de homenagem é realizada anualmente no local.

No Rio Grande do Sul, sul do Brasil, o Caminho Farroupilha é uma das atrações desta região. O turista pode conhecer os aspectos históricos da Revolução Federalista de 1935, além da gastronomia da pampa gaúcha, da pesca, artesanato e arquitetura deste município.

 
 

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.