Panorama
 
 
 

CONSULTA PÚBLICA NO AMAPÁ DO PLANO AMAZÔNIA
SUSTENTÁVEL TEM PARTICIPAÇÃO DA EMBRAPA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

09/06/2006 - A Embrapa Amapá (Macapá-AP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa da consulta pública que o governo federal promove em Macapá (AP), dia 9 de junho, para discussão do documento final do Plano Amazônia Sustentável (PAS). A proposta preliminar do PAS foi elaborada pelos ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional e lançada no dia 9 de maio de 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Rio Branco, no Acre.

Na ocasião, foi aprovado o documento Amazônia Sustentável, contendo os termos de referências iniciais do Plano, e na última terça-feira, 6, foram iniciadas as consultas públicas para discutir o PAS nas nove capitais dos estados da Amazônia Legal: Belém (PA), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Cuiabá (MT), São Luís (MA), Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Boa Vista (AC). De acordo com o texto de apresentação do PAS, o documento foi elaborado a partir da análise dos aspectos econômicos, sociais, populacionais e ambientais de toda a região.

As consultas públicas são coordenadas pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional e pela Secretaria Geral da Presidência da República. Em todas as capitais, estão sendo convidados representantes de órgãos governamentais, movimentos sociais, setor privado, comunidade acadêmica e científica e entidades da sociedade civil.

O chefe substituto da Embrapa Amapá, Ricardo Adaime, ressaltou que este novo modelo de desenvolvimento para a região, discutido com toda a sociedade, contempla desde a geração de emprego e renda, incremento das atividades econômicas e o uso sustentável dos recursos naturais renováveis. “E tudo isso sempre pautado na heterogeneidade da região, pois toda iniciativa voltada do desenvolvimento da Amazônia tem que respeitar suas peculiaridades, os diversos ecossistemas e etnias que compõem a região”, acrescentou Adaime.

O PAS também é voltado à viabilização de atividades econômicas inovadoras, com inserção em mercados regionais, nacionais e internacionais e o uso sustentável dos recursos naturais com a manutenção do equilíbrio ecológico. E viabilizar soluções para o desenvolvimento do espaço rural do Amapá e região do Estuário Amazônico, tem sido justamente a missão da Embrapa Amapá, que atua com pesquisas focadas no uso sustentável dos ecossistemas, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da população.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Dulcivânia Freitas)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.