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ESPECIALISTA DECRETA FIM DO TURISMO MASSIFICADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

04/06/2006 - Neste domingo, dia 4, o 2º. Salão do Turismo – Roteiros do Brasil teve uma das palestras mais disputadas do evento: “Turismo na Sociedade do Sonho”, com o conferencista Rolf Jensen. O dinamarquês, com humor afiado durante a palestra, definiu como será o turismo do futuro. Na visão dele, a palavra de ordem para o turismo do futuro é a individualização, ou seja, o turista do futuro não quer mais opções massificadas, mas sim, personalizadas. Para ele, é o fim do turismo massificado.

Essa personalização deve atender, basicamente, a algumas necessidades comuns às pessoas: amor e romantismo; fitness; estética; liberdade; tradição (Natal e Festas Juninas, por exemplo); luxo, esotérico/místico/religioso; e aventura. É claro que, para ter esses “desejos” atendidos, o turista tem de pagar por isso. Então, o foco do “Turismo do Sonho” é para um público restrito. “Estou, sim, falando das pessoas que têm condições de pagar por um produto diferenciado e, que por isso, custa mais do que os massificados”, esclarece Jensen.

Em sua visita ao Brasil, Jensen já observou a perspicácia de alguns estados para venderem seus produtos. O exemplo citado pelo conferencista foi a Bahia. “Andando pelo Salão ganhei uma fitinha (do senhor do Bonfim) para amarrar no pulso. Essa fitinha tem toda uma história que faz diferença: a questão dos pedidos, de não poder contá-los até que a fitinha se solte do braço. Essa é uma história ‘de fé’ que agrega valor ao roteiro turístico”, exemplificou.

Ou seja, todo produto individualizado ou exclusivo agrega mais valor no seu preço final, o que representa mais lucros aos empresários do setor. “Mas não contratem uma agência de para fazer um slogan para o seu produto turístico. A história tem de ser autêntica e verdadeira. Sobretudo, você, o dono do negócio, tem de acreditar nessa história”, disse à platéia.

Para dar um exemplo prático sobre o assunto, Jensen citou o setor de Agricultura Familiar do Salão do Turismo. “Naquela área há pequenos agricultores que realmente acreditam no seu produto. Eles sabem tudo sobre aquele produto, a procedência, as etapas de produção artesanal, enumeram até quem são os empregados. Isso valoriza o produto porque ele não é industrializado,padronizado. É um produto autêntico”, diz.

Proposta - Quem assistiu à palestra pode observar que a proposta do 2º. Salão do Turismo – Roteiros do Brasil vem de encontro às diretrizes de Jensen.
Afinal, o objetivo não é apenas mostrar ao Brasil novos roteiros para o turismo doméstico. Mas sim, 87 roteiros turísticos diferenciados, capacitados para concorrer no mercado internacional. Mais que isso, todos esses roteiros agregam as peculiaridades regionais das regiões com destaque para o artesanato e a culinária de cada uma delas.


Na Mostra Gastronômica, estão disponibilizados 54 pratos diferentes de todas os estados. No primeiro dia, foram comercializadas 5.500 porções. Na Mostra de Artesanato, das 40 mil peças disponibilizadas, quase 9 mil foram comercializadas só na sexta-feira. O evento, que deve atrair 130 mil pessoas até a próxima terça-feira, é uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com as Secretarias de Estado do Turismo e empresas do setor.

 
 

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

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