Panorama
 
 
 

ESPECIALISTA DEFENDE INVESTIMENTO EM TURISMO CULTURAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

05/06/2006 - O Salão do Turismo – Roteiros do Brasil recebeu no domingo (4) o doutor em Ciências de Gestão Josep Chias, que falou de “Turismo Cultural”. Chias, responsável por eventos marcantes como os Jogos Olímpicos de Barcelona e projetos de incentivo e desenvolvimento do Marketing Turístico no Rio de Janeiro e no Maranhão, traçou um perfil do turista cultural.

Chias começou com uma definição de turismo cultural. “É uma viagem a lugares diferentes da freqüência habitual de uma pessoa interessada em conhecer novas culturas". E o que não é turismo cultural? Segundo ele a resposta não está no formato nem na duração e sim na motivação da visita”. “Se você está em Pernambuco fazendo um passeio de sol e praia e resolve fazer um programa diferente é, portanto, uma visita cultural”, exemplificou.

Os segmentos do turismo cultural foram classificados por Chias como patrimônio artístico: museus, centros históricos e arqueológicos, eventos e festas populares. E os principais nichos: gastronomia, arqueologia, paleontologia, étnico, intercâmbio e cineturismo – promoção de filmes e séries de TV.

O conferencista traçou ainda o perfil do turista cultural. Segundo ele são pessoas com menos de 50 anos, nível econômico alto, que viajam em duplas de casais e com um bom nível de repetição. Em média, esses turistas, costumam passar uma semana viajando.

E a expectativa desses turistas quanto à viagem: conhecer, visitar, compreender, curiosidade e assistir eventos. E o que motiva essas pessoas a este tipo de viagem: recomendação de familiares e amigos, informações fornecidas por meio de livros, guias, internet e recomendação de profissionais conhecidos.

 
 

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.