Panorama
 
 
 

ESPECIALISTAS DO BRASIL E DA BAVIERA DISCUTEM ALTERNATIVA DE TRATAMENTO DE LIXO


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2006

01/06/2006 - Com as presenças do secretário de Estado do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, do presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, Otávio Okano, do cônsul geral adjunto da Alemanha em São Paulo, Thomas Terstegen, do representante do Governo da Baviera no Brasil, Martin Langewellpott, e do secretário de Serviços Públicos da Prefeitura do Município de São Paulo, Antonio Marsiglia Netto, entre outras autoridades, foi aberto hoje (01/06) de manhã, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA, o seminário internacional "Gestão de Resíduos Sólidos: Uma Visão de Futuro" , que se estenderá até amanhã, das 8 às 18h.

O evento, que faz parte do Projeto de Cooperação Técnica entre os Estados de São Paulo e da Baviera, tem como objetivo apresentar as ferramentas e as alternativas estudadas, destacando especialmente a rotina de cálculo da estimativa de custo de longo prazo na incineração e no aterro sanitário (Custo Total de Titularidade - CTT / Total Cost of Ownership - TCO), tema da primeira apresentação, feita por Werner Bauer, diretor-presidente de empresa de engenharia ambiental do Estado da Baviera. Além dele, o coordenador-geral de Mudanças Climáticas do Ministério da Ciência e Tecnologia, José Domingos Gonzales Miguez, fez uma apresentação sobre os “Mecanismos de Desenvolvimento Limpo - MDL e a Incineração”.
O secretário José Goldemberg lembrou que a realização do seminário ocorre na sequência de outras ações de parceria que vêm sendo promovidas, há alguns anos, entre os governos dos Estados de São Paulo e da Baviera, e que sua expectativa em particular, com relação a este

evento, é de que as apresentações e discussões técnicas atestem a eficácia do uso dos incineradores no tratamento dos resíduos sólidos. O presidente da CETESB, por sua vez, destacou os bons resultados obtidos em outro trabalho desenvolvido em parceria com a Baviera, o projeto denominado "Sistema Piloto de Informação para o Gerenciamento Ambiental dos Recursos Hídricos Subterrâneos na Área de Afloramento do Sistema Aquífero Guarani no Estado de São Paulo", na região de Ribeirão Preto, que teve início em dezembro de 2001 e foi concluído em 2004, para embasar suas expectativas positivas com relação aos resultados das gestões conjuntas em torno da questão dos resíduos sólidos.

E o secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de São Paulo recordou que a vida útil dos dois aterros sanitários administrados pelo município estará se encerrando nos próximos anos, além de contar com uma redução significativa de custos com a eventual adoção de incineradores para o tratamento adequado do lixo.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Sema

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.