Panorama
 
 
 

EVENTO REÚNE PROPRIETÁRIOS RURAIS E ONGs PELA CONSERVAÇÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2006

Edital para o reconhecimento e a implementação de RPPNs no Pantanal foi apresentado em Campo Grande

Campo Grande, 08 de junho de 2006 — Proprietários rurais, pesquisadores e representantes de ONGs e do poder público estiveram reunidos na última segunda-feira, dia 05, para a abertura oficial do II Edital do Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) do Pantanal. O evento ocorreu no Sindicato Rural de Mato Grosso do Sul e contou com participação de cerca de 60 convidados.

Promovido pela Conservação Internacional (CI-Brasil) em parceria com a Associação de RPPNs de Mato Grosso do Sul (Repams), o edital busca ampliar a proteção à biodiversidade de uma das maiores áreas úmidas do Planeta através da criação de reservas em terras privadas.

Apesar de reconhecida como Reserva da Biosfera pela Unesco e Patrimônio Nacional pela Constituição, a planície pantaneira tem apenas 4,5% de sua área com algum tipo de proteção. As RPPNs têm papel fundamental na preservação desse rico ecossistema, somando atualmente 49% das áreas protegidas no MS.

Durante o cerimonial, foram apresentadas a importância, as vantagens e a viabilidade para o reconhecimento e a implementação das reservas, além das projeções para a continuidade da iniciativa.“Temos três desafios pela frente que é estender o projeto a outras regiões do MS, criar um mecanismo de sustentabilidade para a Repams e estudar meios que possam ajudar a manter a área de preservação criada”, enumera o diretor do Programa Cerrado- Pantanal da CI-Brasil, Ricardo Machado.

Para Lauro Roberto Barbosa de Souza, proprietário da RPPN Vale do Bugio - criada em 2003 com auxílio do primeiro edital - o programa, além de servir como um incentivo, tem repercutido na difusão de informações sobre a importância dessa modalidade de unidade de conservação no Pantanal.. “Os meios de comunicação não falavam sobre RPPNs e, hoje, quando ligamos a televisão podemos ver que o tema já é mais abordado. O edital traz o contexto da conservação para a vida do proprietário rural”, avalia.

Com um investimento de US$ 100 mil, o edital contempla propostas de até R$ 30 mil por proprietário para projetos de gestão e sustentabilidade da RPPN. No edital anterior, foram selecionadas 19 propostas de 24 apresentadas, das quais nove eram para criação de RPPNs e dez para implementação.

Para receber apoio do Programa, o proprietário da RPPN (pessoa física ou jurídica), deve ter certificações do IBAMA e da SEMA. Os que ainda não possuem reservas e se interessam em participar devem ter toda a documentação das terras em dia, com reserva legal averbada na matrícula do documento.

 
 

Fonte: Conservação Internacional Brasil (www.conservation.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.