Panorama
 
 
 

FICA PROJETA O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Goiânia (GO) – Brasil
Junho de 2006

10/06/2006 - No cenário cinematográfico da Cidade de Goiás teve palco hoje (dia 10) a premiação dos documentários em vídeo produzidos pelos estudantes da rede pública da Cidade de Goiás. No início das cerimônias de premiações da oitava edição dos ganhadores do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (VIII FICA), foram os alunos da comunidade de Cidade de Goiás, que participaram do projeto Se Liga no FICA, os primeiros a receber uma justa homenagem por dedicarem talento às suas primeiras produções audiovisuais com temática ambiental.

As oficinas de vídeoreportagem foram realizadas com o apoio do Núcleo de Educação Ambiental da Agência Ambiental e parceiros organizadores do FICA. Foram produzidos seis pequenos documentários premiados no Fiquinha,: “Chapéu de palha e água férrea” – Colégio Estadual de Aplicação João Caiado; “Preservação – depende de nós”- Liceu de Goiás; “Guardião dos Vegetais – Colégio Santana e Colégio Estadual Cora Coralina; “Lixo rural – Uma questão de consciência” – Escola Municipal Teresinha de Jesus e Escola Pólo do P.A. Holanda; “Águas que choram” – Colégio Estadual Alcides Gilvério;e “S.O.S João Francisco” – Colégio João Augusto Perillo.

O presidente da Agência Ambiental de Goiás, Zacarias Calil, aproveitou a oportunidade para avaliar a participação da AGMA no Festival. Segundo ele, as ações realizadas pelo projeto FICA Limpo e Se Liga no FICA reforçaram o papel da Agência Ambiental junto à comunidade da Cidade de Goiás e também entre os turistas que visitaram a cidade nesta semana. Zacarias entregou o troféu Marconi Perillo, de primeiro lugar do Se Liga no FICA, a duas alunas do Colégio João Augusto Perillo, pelo filme "S.O.S João Francisco”. Todos os vídeos do Se Liga no FICA foram exibidos a partir das duas da tarde no Cinemão, atraindo um público jovem e interessado nos documentários que exploram principalmente as alterações provocadas pelo homem no meio ambiente.

De acordo com Rúbya Carla Martinez, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da AGMA, o envolvimento de toda a comunidade da Cidade de Goiás, além de escolas e faculdades, mostra que o projeto Se Liga no FICA vem aumentando seu poder de propagar a consciência ecológica entre os jovens e a sociedade em geral. “Não existe política ambiental, social, ou cultural que de fato não tenha a comunidade como a sua gestora e responsável”, disse.

Depois dos estudantes vilaboenses premiados no Se Liga no FICA, o cineasta Glauber Rocha foi homenageado com a exibição de um documentário chamado “Making Of de Uma Carta para Glauber”, produzido na Cidade de Goiás. O baiano de “Terra em Transe” foi invocado à Vila Boa para ser declamado em prosa e versos “coralínicos” um santo protetor do FICA. “A homenagem é porque é Glauber um visionário da importância da cultura e da identidade cultural do povo brasileiro”, explicou o secretário de Cultura de Goiás, Nasr Chaul.

Além de autoridades do governo estadual, incluindo o governador Alcides Rodrigues, os escritores e jornalistas Zuenir Ventura e Washington Novaes prestigiaram a cerimônia de premiação do FICA. “Gostaria de levar um festival como esse para o Rio de Janeiro”, comentou o autor de “1968 – Um ano que ainda não terminou”. Ventura destacou que considera a juventude de hoje mais educada ambientalmente. “É nesse sentido que o FICA representa também uma oportunidade de discussão sobre o modelo de desenvolvimento que queremos, sustentável, considerando a preservação ambiental também prioritária para o Brasil e o mundo”, lembrou.

Educação ambiental é destaque na abertura do FICA

07/06/2006 - Teve início oficialmente ontem (dia 06) um dos maiores movimentos culturais de Goiás. A abertura oficial do 8º Festival do Cinema e Vídeo Ambiental aconteceu às 21 horas no Cine Teatro São Joaquim, na Cidade de Goiás. A cerimônia de abertura contou com a presença do governador Alcides Rodrigues; do presidente da Agência Ambiental, o cirurgião Zacarias Calil; de secretários de governo; do prefeito de Goiás, Abner Curado; do presidente da Agepel, Nasr Chaul; titular da Semarh, José de Paulo Moraes; diversas autoridades e um grande número de populares.

O presidente da Agência Goiana de Meio Ambiente observou que o FICA “é um exemplo claro de que a cultura pode e deve andar paripassu com a preservação do meio ambiente”. “O FICA coloca Goiás no foco mundial dos grandes eventos culturais do cinema ambiental, reforçando as questões da educação e da preservação do meio ambiente”, ressaltou. Zacarias aproveitou a oportunidade na Cidade de Goiás para conversar com trabalhadores vilaboenses que integram a equipe do projeto “Fica Limpo”, promovido pela AGMA.

Em seus discursos, tanto o presidente da Agepel, Nars Chaul, quanto o governador Alcides Rodrigues destacaram a importância do FICA, que há oito anos fomenta e estimula a cultura através de produtores, diretores, técnicos e alunos da rede escolar do município e de cineastas internacionais. Chaul agradeceu a colaboração de todos os participantes e o importante apoio recebido do governo estadual e das empresas privadas para o engrandecimento do FICA. Ao mesmo tempo, ele anunciou o lançamento de duas publicações sobre o evento batizadas, por enquanto, de “Dossiê FICA”. “Vamos utilizar a mídia impressa e apresentar ao público duas novas atrações, um livro e uma revista”, disse. O governador de Goiás, Alcides Rodrigues, em rápido discurso, salientou que acompanha o FICA desde a sua primeira edição, quando era, naquela época, secretário de Meio Ambiente. “Por isso me considero um dos pioneiros do Festival”, disse.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás (www.agenciaambiental.go.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.