Panorama
 
 
 

FUNCIONÁRIOS DO PE DE JACUPIRANGA COMEMORAM A SEMANA DO MEIO AMBIENTE


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2006

08/06/2006 - Os funcionários do Parque Estadual de Jacupiranga, com o apoio da iniciativa privada, superaram as dificuldades e realizaram, pela primeira vez em 37 anos de existência, um extenso programa de atividades para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Com o empenho de todos, desenvolveram atividades de sensibilização, plantio e distribuição de mudas nativas, visitas monitoradas, apresentação de vídeos e palestras, destinadas a alunos e professores das escolas públicas do Município de Barra do Turvo.

O principal objetivo das atividades, realizadas no Núcleo Cedro, no km 543 da BR-116, foi de promover a integração da população com essa unidade de conservação, que desde a sua criação só era conhecida em função do Núcleo Caverna do Diabo, que atrai turistas de todo o país e até do Exterior. Ao mesmo tempo, a intenção dos organizadores do evento é de mostrar a importância e a necessidade da conservação do meio ambiente, promover a reflexão sobre o local em que vivemos e incentivar as boas práticas na natureza.
O evento foi organizado pelo Instituto Florestal com o apoio da empresa Sobremco Ltda., que doou as mudas e os tambores para a coleta seletiva de lixo, da Escola Estadual do Bairro Rio Vermelho, que apoiou a organização e cedeu espaço para a realização das atividades, do Projeto Plano de Manejo do Papagaio-do-Peito-Roxo e da ONG EcoAssociação, que organizaram as palestras sobre essa ave que corre o risco de extinção.

Desde o início do mês já foram realizadas palestras sobre a importância do papagaio-do-peito-roxo, a Mata Atlântica e o Parque Estadual de Jacupiranga, as obras na BR-116 e o meio ambiente. Houve ainda o plantio de 50 mudas de árvores nativas no pátio da Escola Estadual do Bairro Rio Vermelho e a leitura e reflexão sobre “Os Dez Mandamentos da Terra” e a “Prece da Árvore”.

As comemorações continuam até o dia 9 de junho, com a realização de visitas monitoradas ao Núcleo Caverna do Diabo, com caminhadas na mata e atividades pedagógicas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 13-3821.5030 e 3821.1580

Patrimônio da humanidade

Com cerca de 150.000 hectares, o Parque Estadual de Jacupiranga - PEJ, criado em 1969, abrange seis municípios do Vale do Ribeira: Iporanga, Eldorado, Jacupiranga, Cajati, Barra do Turvo e Cananéia. O PEJ é patrimônio natural brasileiro, tendo sido declarado pela UNESCO como Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade.

Graças à sua variação de altitudes, desde os 10 m, próximo ao mar, até 1.310 m, o parque abriga considerável diversidade de ecossistemas e importantes espécies da fauna silvestre, como o papagaio-do-peito-roxo (Amazona vinaceae), atualmente ameaçado de extinção. A unidade de conservação liga florestas entre São Paulo e Paraná e é cortada pela Rodovia Régis Bittencourt – BR-116, que constitui o mais importante eixo de ligação do Sudeste brasileiro com a região Sul e os países do Mercosual.

O responsável pelo parque, geólogo Mário Nunes, ressaltou que o processo de integração da administração do PEJ com a população teve início no ano passado, com a criação dos Conselhos Consultivos, divididos em três setores: Núcleo Caverna do Diabo, Núcleo Cananéia e Núcleo Cedro. “A população estava carente de um espaço aberto para discutir a questão da ocupação do parque, estimada atualmente em mais de 2.000 famílias”, explicou. Nunes ressaltou que a área irá passar por um processo de alteração dos limites e a discussão com as comunidades é essencial para diminuir os conflitos.

Segundo o pesquisador científico do PEJ, Ocimar Bim, as atividades de Educação Ambiental, envolvendo as escolas da região, deverá se estender por todo o ano. Para isso, “estamos revitalizando o Núcleo Cedro, que até então era apenas uma base de fiscalização”. Bim lembrou que o núcleo possui estrutura para receber pesquisadores e possui duas trilhas preparadas para as atividades de estudo do meio e interpretação ambiental.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Isadora Parada)
Fotos: SEMA-SP

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.