Panorama
 
 
 

IBAMA DISCUTE CRIAÇÃO DE CONSELHO EM RESERVA MARINHA NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Pará (09/06/06) - Cerca de 300 pessoas entre pescadores, pescadoras, ribeirinhos, agricultores, trabalhadores rurais, membros do poder judiciário e de órgãos públicos municipais, estaduais e federais, participaram da discussão com os técnicos do Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT), vinculado ao Ibama, para a criação do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Marinha Araí-Peroba, no município de Augusto Corrêa, nordeste do Pará, a 230 km de Belém.

A assembléia de criação ocorreu dia 27 de maio, no centro comunitário do Arai, localizado na área da reserva. Entre os participantes estavam a colônia dos pescadores Z-18, de Augusto Corrêa, o representante do CNPT, Waldemar Londres Vergara Filho, o Prefeito Amóz Bezerra da Silva, o secretário de Meio-Ambiente Eurico Rocha, de Augusto Corrêa, e representantes da Câmara dos Vereadores, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), lideranças da base comunitária e o presidente da Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha Araí-Peroba, Francisco Paulo da Silva - o Chico do Arai.

O Conselho Deliberativo (Condel) é o espaço onde são tomadas decisões sobre assuntos relativos à reserva. Mesmo sendo composto por entidades públicas como: Sectam, Marinha do Brasil, a maioria dos votos é da base comunitária. Desse modo, os pescadores são os guardiões da reserva, e por conta disso deverão fazer reuniões para homogeneizar decisões.

O Conselho Deliberativo da Reserva será formado pela 1- Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha Araí-Peroba (Auremap); 2- Associação da Cachoeira; 3- Associação Agro-Pesqueira do Ipixuna – Cedro; 4- Associação Agro-Pesqueira do Araí; 5- Associação Porto do Campo; 6- Associação da Caçada; 7- Associação Agro-Pesqueira do Itapixuna;8- Colônia dos Pescadores Z – 18; 9- Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS); 10- Movimento dos Pescadores do Pará (Mopepa): 11- Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR); 12- Prefeitura Municipal; 13- Câmara dos Vereadores; 14- Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio – Ambiente (SECTAM); 15- Poder Judiciário (Comarca de Augusto Corrêa); 16- Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); 17- Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT); 18- Museu Paraense Emílio Goeldi; 19- Marinha do Brasil; 20- Igreja Evangélica Assembléia de Deus; e 21- Igreja Católica.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Edson Gillet)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.