Panorama
 
 
 

LANÇADA CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

07.06.2006 - A Semana dos Alimentos Orgânicos e a campanha pela alimentação saudável e consumo responsável foram lançadas na quarta-feira (7/6) no Ministério do Meio Ambiente. A semana será realizada de 23 a 30 de junho em todo o país com a intenção de popularizar o consumo de produtos orgânicos de origem vegetal e animal. O WWF-Brasil assinou Acordo de Cooperação com o MMA para divulgar as estratégias em toda as rede de afiliados e voluntários.

A divulgação dos orgânicos será feita de forma integrada entre os ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social, Associação Brasileira de Supermercados e Associações de Produtores de Orgânicos, além do WWF-Brasil, por meio do Programa Pantanal para Sempre.

Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade não podem ser vistas como um impedimento ao desenvolvimento, mas que esses temas representam o que há de mais moderno e atual em relação à produção. A ministra destacou a atuação da organização não governamental brasileira. “É uma satisfação ver que uma organização da sociedade civil tão importante como o WWF-Brasil, dedicada à preservação ambiental, também está preocupada com a questão social e o desenvolvimento sustentável”, afirmou. O superintendente-executivo do WWF-Brasil, Marcelo Ceylão, lembrou que a Semana dos Alimentos Orgânicos está alinhada com a filosofia da instituição de promover práticas ambientais sustentáveis.

Carne Orgânica
O Programa Pantanal para Sempre apóia a produção de carne orgânica nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul por acreditar que o sistema produtivo orgânico contribui para a sustentabilidade ambiental e para o desenvolvimento econômico. Atualmente, apenas pecuaristas desses dois estados produzem carne orgânica no país. São 13 fazendas e aproximadamente 70 mil hectares em pastagens e cerca de 55 mil cabeças de gado. Os projetos são certificados e acompanhados pelo Instituto Biodinâmico (IBD).

Recentemente, o WWF–Brasil divulgou estudo realizado em São Paulo e Rio de Janeiro sobre o mercado nacional para a carne orgânica. Segundo o estudo, os produtos orgânicos de origem animal ainda são pouco conhecidos do público em relação aos alimentos orgânicos de origem vegetal, mais difundidos e com consumo consolidado. De acordo com a pesquisa, a falta de informações sobre o que é carne orgânica e sobre os benefícios sociais e ambientais decorrentes do modo de produção orgânico são as principais razões para esse baixo consumo no país.
Do universo de 763 consumidores entrevistados – homens e mulheres na faixa entre 31 e 60 anos –, 70% desconheciam o que é carne orgânica e as características do sistema produtivo. Outros dados apurados são que 28% dos consumidores entrevistados já viram carne orgânica nos mercados e 31,8% pagariam a mais pelo produto por acreditarem que a carne orgânica é de melhor qualidade.

Os resultados do levantamento mostram a preferência pelo consumo de carne bovina e a exigência quanto à qualidade, fator que influencia na decisão de compra. Há uma disposição do consumidor em pagar entre 5% e 30% a mais desde que o produto atenda às expectativas de melhor qualidade.

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.