Panorama
 
 
 

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E MUSEU GOELDI LANÇAM LIVROS EM BELÉM

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

05/06/2006 - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), promovem nesta terça-feira (6) o lançamento dos livros “A grilagem de terras públicas na Amazônia brasileira” e “Sistema de Licenciamento Ambiental em propriedades rurais do estado de Mato Grosso”. O lançamento ocorrerá no auditório da instituição paraense, a partir das 14h, e será precedido de apresentação e debate dos temas abordados nas publicações.

O livro sobre grilagem resultou de estudo realizado por uma equipe do Museu Goeldi e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), contratada pelo MMA. Já o livro sobre o Sistema de Licenciamento Ambiental em Propriedades Rurais no estado de Mato Grosso resultou de estudo realizado pelos institutos Socioambiental (ISA) e Centro de Vida (ICV), também por iniciativa do MMA, preocupado com o fato de o estado, mesmo tendo um dos mais modernos e inovadores sistemas de controle e monitoramento dos desmatamentos, ainda é um dos que mais desmatam as suas florestas no País.

Os apresentadores dos temas serão Sérgio Henrique Guimarães, especialista em engenharia de transportes urbanos, com aperfeiçoamento em políticas ambientais, representante do ICV, e Roberto Araújo Santos, pesquisador do Museu Goeldi. Os debatedores são Felício de Araújo Pontes, procurador da República no estado do Pará e Raul Pinto de Souza Porto, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.

Os livros integram a “Série Estudos”, editada pelo Projeto de Apoio ao Monitoramento e Análise (AMA), do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, vinculado à Secretaria de Coordenação da Amazônia.

O lançamento contará também com a participação da secretária de Coordenação da Amazônia, Muriel Saragoussi; da coordenadora do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, Nazaré Soares, e de técnicos do MMA.

No Pará, 30 milhões de hectares de terras sob suspeita de grilagem
Segundo estimativas do governo federal, publicadas no livro “A grilagem de terras pública na Amazônia”, existem no País aproximadamente 100 milhões de hectares de terras sob suspeita de grilagem, das quais 30 milhões de hectares estão no Pará. O estudo, que resultou no livro, analisou casos exemplares de grilagem (apropriação ilegal e indevida) de terras públicas na região, associados ao desmatamento e à exploração ilegal de madeiras, bem como a eficácia dos atuais mecanismos jurídicos e institucionais que atuam no controle dessas práticas ilegais.

O trabalho de campo foi realizado na área da rodovia BR-163, no estado do Pará, especificamente nos municípios de Pacajá, Anapu, Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Rurópolis, Itaituba, Trairão, Santarém, Marabá, Xinguara, Castelo dos Sonhos, São Félix do Xingu, Vila Planaltina e na capital paraense, Belém.

Os pesquisadores procuraram identificar os principais agentes sociais, econômicos e políticos - posseiros, fazendeiros, especuladores de terras, madeireiros, políticos, funcionários públicos etc -, envolvidos em processos de grilagem de terras públicas e seus interesses e lógicas de atuação; e as fragilidades do atual sistema de regularização fundiária e alienação de terras públicas no que se refere à atuação dos órgãos fundiários.

O estudo propõe medidas e critérios que podem ser adotados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a regularização das áreas ocupadas e destinação das terras públicas na região.

Licenciamento

O Sistema de Licenciamento Ambiental em Propriedades Rurais (SLAPR) vem sendo implementado no estado de Mato Grosso, desde 1996. A implementação do sistema foi coordenada pelo Subprograma de Políticas de Recursos Naturais (SPRN), componente do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, com atuação nos estados da Amazônia. O MMA por meio do projeto AMA promoveu o estudo para analisar a eficácia do sistema e identificar as causas dos desmatamentos, bem como possíveis correlações entre ambos.

Dentre outras conclusões apontadas no estudo, consta que o SLAPR é um sistema importante para o desenvolvimento de estratégias e ações de controle e monitoramento dos desmatamentos em propriedades rurais, não só no Mato Groso como também para incorporar o monitoramento e licenciamento de outras atividades causadoras de impactos ambientais no meio rural.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Museu Goeldi)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.