Panorama
 
 
 

MTur APÓIA CERTIFICAÇÃO DE SEGURANÇA EM TURISMO DE AVENTURA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

07/06/2006 - Representantes da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta) e o Ministério do Turismo explicaram na terça-feira, dia 6, no 2º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, o projeto de normatização e certificação de profissionais e modalidades de Turismo de Aventura.

O seminário aconteceu no Núcleo de Conhecimento. Durante as palestras, um dos destaques foi segurança em modalidades de Turismo de Aventura. Impulsionar esse segmento no país é uma das estratégias da Abeta, criada em 2004, para representar empresários do setor e buscar fortalecimento do segmento.

No Brasil, existem aproximadamente 90 pólos, com grande potencial econômico para o setor. Um exemplo seria mencionar a Costa Rica, que tem uma extensão territorial mínima em comparação à do Brasil, que alcançou posição importante como destino de qualidade em Turismo de Aventura e de natureza.

O Brasil tem cerca de 8,5 quilômetros quadrados de extensão territorial, enquanto a Costa Rica possui 51 mil quilômetros quadrados, ou seja, uma área pouco maior do que o estado do Espírito Santo.

Na composição do PIB costa-riquense de 2003, por exemplo, a agricultura contribuiu com 8,5%; a indústria, 29,4% e os serviços, 62,1% (na qual se enquadra principalmente o Turismo de Aventura).

A Abeta, através de convênio firmado com o Ministério do Turismo, no final de 2005, tem atuado no projeto “Fortalecimento e Qualificação do Segmento de Turismo de Aventura”, alinhado ao plano Nacional de Turismo, que tem como meta o desenvolvimento do produto turístico nacional de qualidade.

Os pólos contemplados no projeto da ABETA são: Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Bonito (MS), Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), Florianópolis (SC), Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR (SP), Serra do Cipó (MG), Foz do Iguaçu (PR), Serras Gaúchas (RS), Brotas (SP), Petrópolis e Teresópolis (RJ), Lençóis Maranhenses (MA), Manaus (AM) e Recife (PE).

Qualificação - Condutores, empresários e profissionais capacitados para exercer o Turismo de Aventura de qualidade são essenciais para o crescimento de um pólo turístico. Noções de primeiros-socorros, domínio de línguas estrangeiras e até capacitação para elaboração de plano de negócios na área de turismo são necessários para muitos profissionais do meio.

Como, atualmente, a oferta de cursos de capacitação para condutores e demais profissionais é pequena e até inadequada para as complexas demandas de atividades comerciais no Brasil, a ABETA aposta em um amplo projeto de qualificação.

 
 

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.