Panorama
 
 
 

PAJÉS DÃO PLANTÃO EM HOSPITAL E ATENDEM PACIENTES NA EMERGÊNCIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

02/06/2006 - A Amazônia com a sua mística contamina tudo, até mesmo os parâmetros científicos e racionais que marcam o exercício da Medicina. Contrariando todas as boas lições da academia, no hospital da guarnição do 5º Batalhão de Infantaria da Selva, na cidade de São Gabriel da Cachoeira, antes do atendimento pela emergência médica, em muitos casos, os pacientes, na maioria índios, são consultados primeiramente por pajés e, dependendo da gravidade da enfermidade, então são encaminhados aos ambulatórios.

Segundo o diretor da divisão médica do hospital, major Cid Sgardi, psiquiatra e militar, a presença dos pajés na unidade tem componente cultural, pois muitos pacientes negavam-se a fazer consultas diretamente com os médicos. Depois da chegada deles, em número de três, as resistências dos índios diminuíram e a integração hospital e comunidade melhorou bastante. Para se ter uma idéia da importância do hospital para o município, que tem território do tamanho do Reino Unido, ele conta com 22 médicos, sete farmacêuticos, 13 dentistas e outros profissionais de saúde. Atende todo mês uma média de três mil e quinhentas pessoas na emergência e mil e quinhentas no setor de Odontologia.

A mesma presença também é verificada em Tabatinga, um município com 60 mil habitantes, sede do 8° Batalhão de Infantaria da Selva, onde o hospital militar é a única unidade de saúde existente. Com mais estrutura, prédio amplo de alvenaria, o hospital atende em mais de 95% das consultas e intervenções cirúrgicas dos pacientes da comunidade, ficando o restante para a família militar. O prestígio do hospital pode ser medido ainda pelas mulheres colombianas que se dizem brasileiras para poder ter seus partos realizados na unidade. Quase todas as crianças ali nascidas de mães colombianas são registradas como brasileiras.

Estão sob o controle do Comando Militar da Amazônia sete hospitais militares na Amazônia, sem contar com as estruturas médicas dos pelotões.

 
 

Fonte: Agência Senado (www.senado.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.