Panorama
 
 
 

PARCERIAS INCENTIVAM O USO DOS PRODUTOS ORGÂNICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

07/06/2006 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinou nesta quarta-feira (7), em Brasília, portaria conjunta com os Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social, criando um grupo de trabalho para viabilizar os estudos visando a implantação de uma política de produção de consumo sustentável no País. Como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, a solenidade marcou o lançamento da 2ª Semana dos Alimentos Orgânicos, que vai ocorrer de 23 a 30 deste mês. Na ocasião, Marina Silva também assinou acordos de cooperação com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o WWF.

A iniciativa visa estimular o uso de produtos orgânicos como forma de melhorar a qualidade de vida da população. Marina Silva afirmou que a medida significa uma celebração para a sustentação da vida. "O alimento é a energia da vida. Quando produzido em bases seguras traz contribuição para o meio ambiente e para o equilíbrio do planeta", ressaltou.

Na opinião da ministra, o estímulo à assistência técnica adequada, financiamento e meios para a produção, além da inserção do produto no mercado acompanhada da divulgação dos benefícios que esses alimentos podem implicar no "aumento dos consumidores e na redução dos preços". Segundo informações da Abras, o consumo de produtos orgânicos cresce a uma média de 50% ao ano no Brasil.

Marina Silva defendeu a aplicação de instrumentos econômicos para viabilizar práticas produtivas em bases sustentáveis, criando uma espécie de imposto de renda ecológico, a exemplo da Lei Rouanet. "Temos uma lei que incentiva a cultura, por que nós não temos também uma lei que incentiva a agricultura orgânica, os alimentos seguros?", questionou a ministra.

Uma mesa-redonda informou sobre a produção, seus benefícios nutricionais, sociais e ambientais dos alimentos orgânicos. A 2ª Semana dos Alimentos Orgânicos conta com a parceria dos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social, da Abras, de entidades de consumidores e de produtores de alimentos orgânicos, e apoio do Banco do Brasil.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gerusa Barbosa)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.