Panorama
 
 
 

PESQUISA VAI MOSTRAR PERFIL DE PARTICIPANTES DO DEBATE AMBIENTAL NO PAÍS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

08/06/2006 - Brasília – Pesquisa que vai ser divulgada nesta tarde pelo Ministério do Meio Ambiente revela o perfil das pessoas que participam do debate ambiental no país e a avaliação que elas fazem sobre as políticas públicas. O levantamento foi feito durante a 2ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, em dezembro do ano passado.

Em entrevista à Rádio Nacional, o coordenador-geral da conferência, Pedro Ivo Batista, disse que a pesquisa mostra uma diversificação significativa do público da conferência. "A questão ambiental é hoje uma preocupação da sociedade", afirmou. "Antes não havia no Brasil a idéia de incorporar as pessoas às políticas públicas e fazer com que haja maior participação e controle social".

Segundo Batista, a segunda edição do evento teve a preocupação de dar representatividade a um número maior de segmentos da sociedade. Intitulada Avaliação da Política Ambiental pelos participantes da 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, a pesquisa revela que 70,9% não são especialistas na área, exercendo as mais diversas atividades, como pedagogia, medicina e sociologia.

Essa abertura para outros setores, de acordo com o coordenador-geral, foi questionada pelos ambientalistas pelo risco de provocar uma queda na qualidade do debate, o que motivou a realização da pesquisa. Apesar de a maioria dos participantes não ser especialista, a pesquisa identificou que mais da metade (65,1%) atua na área socioambiental no mínimo há cinco anos, sendo 43,7% há mais de uma década.

"Não queremos uma conferencia que seja só nós com nós. Não é um debate só de ambientalistas. A questão ambiental é hoje uma preocupação da sociedade", disse Batista. "As ONGs [organizações não governamentais] ambientalistas, que fundaram o ambientalismo no Brasil, foram e são muito importantes para formar opinião, para defender a questão ambiental, mas hoje há uma mudança de qualidade nesse processo", acrescentou.

De acordo com o levantamento, 62% dos participantes exercem atividades de educação ambiental. "A educação é a base de tudo. Se os educadores não estão conscientes, não vamos avançar. Então, isso é um dado que nós consideramos bastante promissor, bastante animador", disse o coordenador-geral da conferência, Pedro Ivo Batista, em entrevista à Rádio Nacional.

A pesquisa também identificou que 62% dos participantes são homens; 60% têm entre 35 e 54 anos; 67%, nível superior completo; e 13%, nível superior incompleto. Foram entrevistados 1.144 delegados dos 1.337 presentes. Destes, 16,7% eram do Centro-Oeste, 21,59% do Sudeste, 18,62% do Norte, 29,46% do Nordeste e 13,64% do Sul.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Cecília Jorge

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.