Panorama
 
 
 

PROFESSOR SUGERE ATITUDES INDIVIDUAIS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Brasília - Pensar em atitudes que cada indivíduo pode ter para preservar o meio ambiente e, dessa forma, ajudar a desenvolver a economia e a qualidade de vida das pessoas. Esse foi o tema da palestra do professor David Zee, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), antes do encerramento, hoje (1º), do Encontro Verde das Américas – Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O professor explicou os danos que as mudanças climáticas, um problema ambiental mundial, acarretam na vida de todas pessoas. Citou as enchentes, os desabamentos, os furacões e as doenças como problemas ambientais que podem ter sido causados pela emissão descontrolada de gás carbônico, pelo superaquecimento global e pela destruição da camada de ozônio.

Para ele, todos esses problemas "representam uma bomba relógio ambiental, principalmente para a população que vive perto mar, uma área que sofre muito com os desastres ambientais". Hoje, cerca de 60% da população brasileira vivem no litoral.

Zee sugeriu, entre as atitudes a serem adotadas no cotidiano de cada indivíduo, tomar para si a responsabilidade de preservar a natureza, diminuir o consumismo, desligar as luzes em ambientes vazios, lavar os carros com baldes, ficar atento à quantidade de água desperdiçada ao escovar os dentes, fazer coleta seletiva de lixo, além de pressionar os governantes por medidas para preservar o meio ambiente.

"Nós estamos acostumados a querer procurar culpados, mas está na hora de observamos nossas próprias culpas em casa, pois se cada um fizer a sua parte, com certeza os outros vão sentir vergonha de fazer as coisas erradas", concluiu.

Na próxima semana, os organizadores do Encontro – que desde terça-feira (30) reuniu ambientalistas, representantes do governo e de organizações não-governamentais – lançarão a Carta Verde das Américas, com propostas de políticas públicas e procedimentos técnicos discutidos no evento.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Isabela Vieira

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.