Panorama
 
 
 

RESULTADOS DOS ÚLTIMOS TRÊS REVELAM AÇÕES EFETIVAS AÇÕES DO IBAMA/AM

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Manaus (05/06/06) - A atual gestão da Superintendência Ibama no Amazonas vem pautando suas ações na implantação de duas principais agendas de trabalho: proteção e controle. De um lado, foram intensificadas e planejadas ações para o combate aos ilícitos ambientais, como desmatamento e comércio ilegal da fauna silvestre; de outro, houve o incentivo à inclusão social, com o incentivo à utilização dos produtos naturais da floresta de forma sustentável.

“Nossa estratégia é ampliar e aperfeiçoar as ações do Ibama na região, aproximando-o da sociedade e criando, com isso, uma nova imagem do órgão perante as sociedades locais. O Ibama é muito mais e faz muito mais que as atividades de repressão aos crimes ambientais Nossa função primordial é a proteção ambiental que assegura qualidade de vida e as atividades econômicas das presentes e futuras gerações, e isto inclui os incentivos à prevenção e à utilização racional de seus recursos e serviços”, enfatiza Henrique Pereira, superintendente do Ibama/AM.

Entre as principais atividades do Ibama/AM nos últimos três anos, destacam-se a formação e re-capacitação de centenas de agentes ambientais voluntários nas comunidades rurais e urbanas, que auxiliam na conscientização ambiental das suas coletividades e na proteção e monitoramento dos usos dos recursos de fauna, flora e pescado das regiões dos 23 municípios onde atuam.

A experiência inédita da oficina de educação ambiental para apenados, coordenada pelo Núcleo de Educação Ambiental, que, em parceria com os ministérios públicos, demais órgão ambientais e com a justiça estadual especializada, propicia uma alternativa inovadora para o cumprimento das penas por crimes ambientais também foi um marco de trabalho nesse período.

O Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea (Provárzea) e o Projeto de Apoio ao Manejo Florestal na Amazônia (Promanejo), fomentaram e auxiliaram no desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis baseadas no uso dos produtos da floresta e dos rios seguindo práticas de manejo na região. Outro destaque foram as ações do Centro Nacional das Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT) para a criação e implantação de Reservas Extrativistas, com vistas a garantir às populações tradicionais o acesso exclusivo aos recursos naturais das regiões onde se localizam, possibilitando a geração de renda através da preservação ambiental.

As operações do defeso da pesca ajudaram a preservar importantes espécies para a economia pesqueira da Amazônia e que estão com estoques reduzidos como tambaqui, mapará, pirapitinga, curimatã, pacu, sardinha, aruanã e pirarucu. A partir de 2003, as áreas interditadas para a pesca e as espécie protegidas passaram a ser definidas por um processo de consulta ampla aos grupos de interesse e aos especialistas, com base nos dados da estatística pesqueira.

O Ibama/AM intensificou também as ações de preservação do peixe-boi amazônico, animal ameaçado de extinção. Nos últimos três anos foram resgatados 41 filhotes de peixe-boi. Em 2005, uma expedição de quase três meses percorreu 21 municípios e 98 comunidades do interior do estado, promovendo a conscientização da população, principalmente das crianças, para a necessidade de preservação da espécie.

A publicação de instruções normativas definindo as regras do manejo da pesca do pirarucu, de negociação para implantação de acordos de pesca locais e para os procedimentos para doação de materiais e equipamentos apreendidos trouxeram agilidade e orientação para ações do Ibama/AM nestas áreas de atuação.

Na área de fiscalização, o maior investimento de recursos do Ibama/AM tem sido a realização de operações intensivas de combate ao desmatamento no sul do estado, tendo sido realizadas quatro, neste período: Operações Lábrea, Terra Roxa I e II, e Uiraçu, que incluíram ações para a prevenção e repressão das atividades ilegais de exploração de madeira, reduzindo em 39% os índices de desmatamento no estado (dados do Inpe no período 2004/2005). A expectativa é de que a redução seja ainda maior no período seguinte.

Estatísticas da Superintendência do Ibama/AM (2003/2005)

R$ 218 milhões em multas aplicadas; 3.850 autos de infração lavrados; 132 mil m³ de madeira apreendida; 118 toneladas de pescado doado; 19,5 mil m³ de madeira doada; 370 toneladas de pescado apreendido; 22 mil animais vivos apreendidos; 8 Reservas Extrativistas criadas, 13 em andamento; 4,7 mil animais resgatados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas); 7,2 mil animais resgatados pelos escritórios regionais no interior; 81,4 mil hectares de áreas de manejo florestal autorizadas; 2.076 agentes ambientais voluntários formados; 2,130 milhões de filhotes de quelônios soltos no projeto pé-de-pincha e 41 filhotes de peixe-boi resgatados.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.