Panorama
 
 
 

SALÃO DO TURISMO É PROVA DO ACERTO DA CRIAÇÃO DO Mtur, DIZ LULA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

02/06/2006 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje em São Paulo que a realização do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil é uma prova do acerto da decisão de se transformar o turismo em uma política de governo com “profissionalismo, orçamento e estrutura".

“Estamos colhendo frutos que foram plantados há anos, quando o turismo nem tinha ministério próprio. Estava sempre atrelado a outra pasta”, disse o presidente ao discursar na abertura do evento, que prossegue até o próximo dia 6 de junho no Expo Center Norte.

Lula defendeu ainda a necessidade dos estados explorarem sua diversidade cultural e mostrarem aos turistas o que têm de melhor. “Ninguém vai fazer turismo em um local considerando as coisas ruins. Ninguém vai a São Paulo motivado pela violência urbana e nem ao Ceará por causa da fome. O turista quer ver as coisas belas”, observou o presidente.

Com indagações o presidente Lula fez ainda uma série de recomendações para incrementar a atividade no País. “Por que não colocam mais nos aeroportos?”, perguntou. E sugeriu também que se sirva ao turista pratos da gastronomia brasileira com o pato no tucupi, o tucunaré, a feijoada e a moqueca. “É isso que o turista tem que provar no Brasil. Não adianta servir uísque ao europeu porque isso ele tem em casa”.

O presidente defendeu ainda melhorias nas rotas dos vôos que trazem turistas ao Brasil. “Por que alguns vôos continuam tão complicados, fazendo com que o turista que sai da Europa para o Nordeste tenha que passar em São Paulo ou no Rio de Janeiro, dobrando o tempo da viagem?”, indagou.

Já o ministro do Turismo fez uma apresentação das atrações do Salão do Turismo. Disse que estão sendo apresentados 396 roteiros envolvendo 1027 municípios. Destes, segundo ele, 87 “passaram pela peneira da qualidade internacional” e serão oferecidos para todo o mundo. Mares Guia ressaltou ainda a vocação do turismo como fator de desenvolvimento:
“O turismo gera emprego em todas as classes sociais. Por isso, é determinante na distribuição de renda e na atração de divisas para o País”.

 
 

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.