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SALÃO DO TURISMO SE CONSOLIDA COMO A MAIOR PROMOÇÃO DO SETOR NO BRASIL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

06/06/2006 - Foram seis dias de intensa programação, entre exposições, manifestações culturais, artesanato, moda, gastronomia, intenções e negócios efetivados, palestras, lançamentos de livros, troca de experiências, apresentações de projetos, vendas e reservas de pacotes e assinaturas de protocolos. Um conjunto que consolida o 2º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, uma realização do Ministério do Turismo, como o maior instrumento de promoção do turismo no País.

Balanço parcial da organização do Salão indica que 100 mil pessoas visitaram os pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo. Dos números, aliás, o Salão do Turismo pode se orgulhar. A começar pelos 396 roteiros que foram apresentados na Feira de Roteiros Turísticos, dos quais 87 foram trabalhados pelo MTur para atender à demanda internacional.

No Balcão de Comercialização, espaço criado nesta edição do Salão para vender pacotes turísticos - parte deles apresentados na feira - o total de vendas atingiu R$ 350 mil. Como foi a primeira experiência com vendas no Salão, o resultado superou as expectativas, garantem os organizadores.

Foram cadastrados 900 clientes e há uma expectativa de efetivação de R$ 105 mil em negócios nas próximas semanas. Dentre os roteiros mais comercializados no Balcão destacam-se Natal, Maceió, Porto Seguro, Serra Gaúcha e Fortaleza.

Na Rodada de Negócios, ambiente criado para facilitar o contato entre agências e operadoras, foram realizados 1.1000 encontros nacionais entre 54 operadoras e 216 agências receptivas (compradoras), gerando uma expectativa de negócios de R$ 20,4 milhões para este ano. Na rodada internacional, as projeções apontam para algo em torno de US$ 20 milhões.

DESCOBRINDO O BRASIL - Na Vitrine Brasil, onde ficam os setores do Salão do Turismo que reúnem as cores e os sabores do País, os números também impressionam. Somente no espaço Brasil Sabor, a grande praça de alimentação de comida tipicamente nacional, foram 130 mil pratos de degustação consumidos em quatro dias (os dados são parciais).

O espaço de Agricultura Familiar, onde as famílias produtoras dos 26 estados mais o Distrito Federal apresentaram seus produtos, foram contabilizados R$ 100 mil em vendas nos quatro dias da feira.

Nas Casas do Brasil, onde o mais diversificado artesanato foi apresentado ao público do Salão do Turismo, foi negociado um volume de R$ 373 mil, num total de 25 mil peças.

VAI BRASIL - O projeto Vai Brasil, que pretende incentivar o turismo com produtos a preços reduzidos em períodos de baixa ocupação, não pára de crescer desde que foi anunciado no 2º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que termina nesta terça-feira, dia 6, em São Paulo.

O número de pacotes cadastrados, por exemplo, aumentou para 1.714 até segunda-feira à noite, eram 1.270, segundo levantamento do MTur. Deles, 1.304 são pacotes completos (que incluem passagem aérea, hospedagem, transfer, passeio e seguro de viagem).

A expectativa do Vai Brasil é ofertar num primeiro momento produtos com preços que variam de R$ 500 até R$ 1,5 mil, segundo o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia. A maioria das viagens estará disponível a partir de 12 junho. O programa é uma parceria do Ministério do Turismo com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

Até a tarde desta terça-feira (6), haviam cadastrado 295 pacotes turísticos até R$ 500; 607 deles têm preço entre R$ 500 e R$ 1.000 e 691 roteiros entre R$ 1.000 e R$ 1.500. Apenas 121 deles custavam acima de R$ 1.500. Os produtos turísticos cadastrados no site www.vaibrasil.com.br, onde é possível realizar a consulta das ofertas, vinham de 19 Estados, tanto para origem quanto para destino.

ENTENDA MELHOR O 2º SALÃO DO TURISMO – ROTEIROS DO BRASIL

FEIRA DE ROTEIROS TURÍSTICOS
Exposição de 396 roteiros distribuídos em 27 Estados, divididos pelas cinco macrorregiões do país – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul – com os mais variados perfis turísticos. Público que visitou a feira: 100 mil pessoas.

BALCÃO DE COMERCIALIZAÇÃO

Espaço que abrigou pela primeira vez no Salão do Turismo 14 operadoras e 42 agências de viagens que venderam pacotes turísticos com preços diferenciados e exclusivos, que chegaram a oferecer descontos de até 30%. Foram cadastrados 900 clientes, que passaram pelo estande, e negociados R$ 350 mil em pacotes turísticos, com previsão de 30% sobre o valor para negociações futuras.

RODADA DE NEGÓCIOS

Oportunidade de negócios para agentes de viagens, lojistas e operadoras, que se reuniram com produtores agrícolas, empreendedores de hotéis, restaurantes e pousadas. Foram realizados 1.1000 encontros entre 54 operadoras e 216 agências receptivas (compradoras), gerando uma expectativa de negócios de R$ 20,4 milhões para este ano. Houve também uma rodada internacional e outra para artesãos e associações.

VITRINE BRASIL

Mostra Gastronômica: os estados e o DF apresentaram dois saborosos pratos produzidos regionalmente, que podem ser encontrados nos roteiros e com temperos que fazem parte da cultura regional. Cada prato de degustação custou R$ 3,00 e foram comercializados 130 mil pratos.

Mostra de artesanato: as cores do País foram representadas com produtos típicos, num total de 40 mil peças como produtos feitos de capim-dourado do Jalapão, jóias em Opala do Piauí e bonecos mamulengos de Pernambuco, além de objetos de decoração para casa. Foram vendidas 25 mil peças, gerando R$ 373 mil.

Saber Fazer: 47 artesãos de todo o Brasil mostraram seus conhecimentos e ofícios, confeccionando artesanatos como esculturas, peças em barro e trançados de palhas na hora.

Tenda das Manifestações Culturais: mais de 50 apresentações de dança, música e outras representações culturais, realizadas em palco interativo para que o público conheça a identidade dos roteiros apresentados no evento.

Mercado da Agricultura Familiar: espaço montado no cenário de uma feira livre para apresentar e comercializar os produtos da agricultura produzida pelas famílias em ambiente rural. Vendas de R$ 100 mil.

Espaço Moda Brasil: exposição da moda regional, criada nas Unidades da Federação.

Cafés de Qualidade: estande da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) com os melhores cafés do Brasil, que ofereceu degustação de 1.000 cafés por dia, em média, e ofereceu informações dos diferentes tipos de bebida e grãos, além de mostrar o turismo rural em fazendas de plantações pelo interior do país.

NÚCLEO DE CONHECIMENTO

Ambiente para debates, reflexões, intercâmbios, troca de experiências e integração sobre diversos temas que compõem a regionalização do turismo por meio de palestras, oficinas, apresentação de trabalhos, projetos e experiências que podem compor e divulgar o conhecimento em turismo. Foram 57 conferências, com especialistas nacionais e internacionais, assistidas por 8.000 pessoas. O tema deste ano é Turismo: Competitividade e Inclusão Social. Ocorreram também lançamentos com autógrafos e venda de livros.

 
 

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

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