Panorama
 
 
 

SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO RIO GRANDE SUL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Educação ambiental é tema da Semana do Meio Ambiente em Porto Alegre

04/06/2006 - Porto Alegre – As comemorações da Semana do Meio Ambiente na capital gaúcha começaram hoje (4) e segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, até o próximo domingo (11) estão programadas várias ações de educação ambiental nas escolas. O tema este ano é Porto Alegre - Cidade da Educação Ambiental.

Também serão disponibilizadas informações para a população em diversos locais. As discussões da 22ª edição do evento – desenvolvidas pela prefeitura municipal com apoio do Comitê Gestor de Educação Ambiental - "serão importantes para definir estratégias de trabalho e chamar a atenção para o assunto", disse Moesch.

Entre as atrações da Semana estão a Casa do Arroio, que vai mostrar, no saguão de desembarque do Aeroporto Internacional Salgado Filho, os utensílios domésticos retirados dos mananciais de água da cidade durante trabalhos de limpeza feitos pelo Departamento de Esgotos Pluviais. São fogões, sofás, televisores, cadeiras e geladeiras, entre outros.

O objetivo da exposição é "conscientizar e sensibilizar a comunidade sobre a importância do correto acondicionamento dos resíduos sólidos e da conservação dos mananciais hídricos", explica o secretário. Segundo ele, os arroios são equipamentos de drenagem natural e, quando obstruídos, podem provocar alagamentos.

Na abertura oficial da Semana, na segunda-feira (05), será assinado o decreto que transforma a Rua Gonçalo de Carvalho, no centro da cidade, em Patrimônio Cultural, Histórico e Ecológico. Também será montado um Parque Ambiental, que vai desenvolver atividades voltadas aos alunos do ensino fundamental, com ônibus disponível para o transporte até o local.

Rio Grande do Sul comemora Dia Mundial do Meio Ambiente

04/06/2006 - Porto Alegre - O Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado amanhã (5) no Rio Grande do Sul com extensa programação e com boas notícias em relação à água tratada fornecida à população. Segundo o governo gaúcho, o programa público de monitoramento da qualidade da água local foi considerado "como o melhor do país" pelo Ministério da Saúde. Denominado Vigiágua, o programa, nacional, é desenvolvido no estado pelo Laboratório Central do Rio Grande do Sul (IPB/Lacen), em parceria com a Vigilância Ambiental do Estado.

"Em pouco mais de um ano e meio de implantação, o Vigiágua já abrange 455 dos 496 municípios gaúchos, cobrindo 91,73% da população atendida pelas redes de água tratada", disse Ângela Pitta, responsável pelo programa. Segundo ela, o sucesso da avaliação da qualidade da água no estado está na interiorização das análises. "Além da sede em Porto Alegre, outros 14 laboratórios regionais realizam o trabalho no interior do estado, aumentando a cobertura do monitoramento", explicou a química.

Segundo os dados do Vigiágua gaúcho, em 2005 foram coletadas e processadas 52.462 amostras de água no estado. O programa analisa o nível de turbidez (partículas em suspensão, presença de sais em excesso ou colônias de bactérias) e o teor de fluoreto (a fluoretação é obrigatória, com o objetivo de combater cáries dentárias). Também é feito o exame microbiológico de coliformes (presença ou não da bactéria E.cóli, que provoca diarréias e desidratação) e o percentual de cloro.

Divulgada pelo governo do estado, a pesquisa de opinião O olhar gaúcho sobre a água revelou que 82,8% da população consomem água de rede pública de fornecimento. "Desse total, 70,1% disseram-se satisfeitos com a qualidade do produto", afirmou Ângela Pitta. Segundo ela, o levantamento, elaborado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, "comprova, em termos gerais, que é excelente a qualidade da água tratada fornecida aos gaúchos".

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Shirley Prestes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.