Panorama
 
 
 

SOCIEDADE DISCUTE ESTÍMULO FISCAL PARA PROJETOS AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

02.06.2006 - BRASÍLIA - Discutir mecanismos de estímulo fiscal para pessoas físicas e jurídicas interessadas em fomentar projetos de conservação ambiental e o uso sustentável de recursos naturais é o objetivo do seminário “Ação pelo IR Ecológico – A Natureza Merece esse Estímulo”. Organizado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Luiz Carreira, o evento, solicitado pelo deputado Albérico Filho, acontece entre 6 e 7 de junho. Proposto pelo Grupo de Trabalho (GT) IR Ecológico, que reúne ONGs e empresas, o tema é discutido desde julho 2005. Inicialmente, foram analisadas as melhores alternativas, com base em projetos de lei que já tramitam no Congresso Nacional. Inovadora, a proposta poderá ampliar os canais de financiamento para projetos ambientais geridos por ONGs nacionais. Atualmente, no Brasil, o ICMS Ecológico é o único mecanismo existente de incentivo fiscal para ações de conservação ambiental.

“Criar o Imposto de Renda (IR) Ecológico seria uma ação inovadora nas leis de incentivo fiscal no Brasil. Além de dar uma nova dinâmica para as ONGs nacionais comprometidas com o meio ambiente, a lei seria essencial para ampliar ações de conservação da biodiversidade brasileira”, afirma o Presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, Álvaro de Souza, explicando que o IR Ecológico abriria novos canais de financiamento para organizações que encontram dificuldades de recursos para desenvolver ações de cunho ambiental. Como já acontece nas áreas de cultura e responsabilidade social, a proposta estuda a possibilidade de o financiador de projetos ambientais obter deduções no imposto de renda (IR).

“Pessoas físicas e jurídicas teriam a possibilidade de destinar parte do IR devido para ações ambientais. Trata-se, portanto, de recursos públicos que seriam destinados para complementar a implementação de políticas públicas na área”, diz a Assessora Jurídica do WWF-Brasil e Coordenadora do GT IR Ecológico, Geórgia Pessoa. O GT é composto pelas seguintes ONGs, empresas e especialistas: WWF-Brasil, The Nature Conservancy (TNC), Conservação Internacional (CI), SOS Mata Atlântica, Instituto Socioambiental (ISA), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Fundação O Boticário, Fundação Biodiversitas, Instituto Bioatlântica, Pinheiro Neto Advogados, PATRI, Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e Dr. Everardo Maciel (ex-Secretário da Receita Federal). Além de membros dessas organizações, participam do seminário parlamentares, representantes do poder executivo federal, estadual e municipal e especialistas das áreas de meio ambiente, cultura e responsabilidade social.

Composto por quatro mesas e uma plenária final, o seminário irá abordar temas como estímulos tributários no Brasil e experiências bem sucedidas de incentivos fiscais para a área cultural e de meio ambiente. Nesse caso, serão debatidos estímulos como o ICMS Ecológico, já adotado por 10 estados brasileiros, o apoio à criação de RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) e os Fundos Ambientais. Também serão realizadas análises de mecanismos tributários para estimular a área ambiental no Brasil e de projetos que já tramitam no Congresso Nacional, e podem incorporar as propostas do GT IR Ecológico. Aberto para todos os interessados, a programação completa e a inscrição no evento estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados: www.camara.gov.br

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.