Panorama
 
 
 

TRILHA DA NASCENTE DO RIACHO DO IPIRANGA TEM 360 M DE EXTENSÃO


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2006

06/06/2006 - O Jardim Botânico de São Paulo oferece um novo atrativo para os visitantes: a Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga inaugurada no domingo (4/6) como parte dos eventos comemorativos da Semana do Meio Ambiente. Além de constituir uma opção de turismo e lazer, concebida para facilitar o acesso dos visitantes, inclusive idosos e portadores de deficiências, a trilha permite a contemplação e a percepção do ambiente tornando-se um importante instrumento de educação ambiental.

Com 360 metros de extensão e três áreas de observação, o visitante vai percorrer inicialmente um trecho de mata em recuperação, seguindo para uma área com elevada diversidade de espécies de plantas como samambaias, bromélias e orquídeas, além de árvores imensas, podendo inclusive observar macacos que vêm comer os frutos das árvores, preás e as cotias que vêm beber água e pássaros que se abrigam nas copas. No final do percurso, uma das nascentes do histórico Riacho do Ipiranga, onde se vê a água límpida brotar do chão. Com um deque de madeira apoiado em uma estrutura de eucalipto de reflorestamento tratado, a trilha, utilizada anteriormente apenas para pesquisa científica, foi projetada pelo arquiteto José Paulo Ganzelli, de forma a não causar impactos negativos na mata, pois é totalmente elevada em toda sua extensão chegando a atingir quatro metros de altura em alguns trechos, o que evita contato do visitante com o solo.

Segundo o arquiteto, "todas as árvores foram mantidas, com várias delas ultrapassando o piso, sendo que algumas mudas foram replantadas e as espécies vegetais de maior importância estão identificadas".

Luiz Mauro Barbosa, diretor geral do Instituto de Botânica, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, que administra o Jardim Botânico, saudou os presentes salientando que a concepção da trilha é o resultado de um trabalho de pesquisa do corpo técnico, que efetuou a documentação da diversidade e da riqueza natural e cultural da área. Segundo disse, a preocupação que caracterizou o projeto foi a de “unir lazer e educação ambiental, por meio de atrativos pontuais que lhe dêem 'cara de parque'". Citou como exemplo o Jardim dos Sentidos, inaugurado em 2003, local repleto de plantas aromáticas e frutíferas, escolhidas para compor o espaço adaptado para pessoas portadoras de deficiências visuais e físicas.

Segundo Barbosa, "o grande mérito dessa trilha, localizada a menos de 20 minutos da Avenida Paulista, é colocar a Mata Atlântica à disposição de qualquer pessoa dentro de uma grande metrópole como São Paulo".

Para o diretor do Jardim Botânico de São Paulo, Dácio Roberto Matheus, a iniciativa representa a "entrega da nascente do Riacho do Ipiranga à população, permitindo que o visitante tenha acesso a um importante ponto histórico, remetendo ao palco onde se deu a declaração da independência do Brasil”. Para Matheus, a inauguração tem, também, importância do ponto de vista ambiental, pois permite conhecer um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica bem preservado na Região Metropolitana de São Paulo.

Outro aspecto relevante, segundo Matheus, diz repeito à inclusão social. "Trata-se da primeira trilha projetada e construída no país obedecendo as normas de acessibilidade da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, permitindo o acesso a pessoas portadoras de deficiências e de mobilidade reduzida". Para isso, a direção do Jardim Botânico providenciou, também, a aquisição de um veículo elétrico que estará disponível na portaria para uso desses visitantes.

Além disso, o caminho que leva o público até o início da trilha elevada foi pavimentado com solo-cimento, uma tecnologia que usa terra do local adicionada a cimento e garante suas características rústicas de textura e cor.

Completando as ações, foi providenciada a reforma das calçadas da Avenida Miguel Estéfano, que ganharam gramados e jardins em grande parte de sua extensão.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Wanda Carrilho)
Fotos: Pedro Calado

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.