Panorama
 
 
 

ADAB PROMOVE SEMINÁRIOS PARA AUMENTAR RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

13/06/2006 - Com o objetivo de incrementar ainda mais o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) irá promover, nos próximos dois meses, em parceria com o Instituo de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (inpEV) e o Centro de Recursos Ambientais (CRA), os Seminários Regionais do Campo Limpo. O programa de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos do inpEV conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O primeiro encontro está marcado para o dia 27 de julho, no auditório do CRA, onde serão discutidos os aspectos operacionais das legislações estadual e federal referentes aos agro-químicos, a destinação final das embalagens vazias, o status do Projeto Campo Limpo em todo o território nacional, além de iniciativas de proteção ao meio ambiente realizadas por outros países.

Segundo o diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Adab, Cássio Peixoto, durante os debates será demonstrado todo o processo de licenciamento das unidades de processamento das embalagens e o papel dos canais de vendas no sistema de destinação final. “É de extrema importância que revendedores autorizados, bem como toda a cadeia produtiva, estejam envolvidos no processo, difundindo os benefícios para o meio ambiente, promovendo a troca de experiências e estimulando a criação de novas unidades de recebimento, além da coleta itinerante em todo o estado”, disse Peixoto.

Os seminários serão realizados também nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Mucugê, Irecê e Feira de Santana. Ainda de acordo com Peixoto, foram estrategicamente contempladas as regiões de comprovada necessidade diante da posição de destaque que ocupam na produção agrícola.

A Bahia ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxico, tendo recolhido em 2005, 85,6% dos vasilhames utilizados em todo o estado.

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.