Panorama
 
 
 

AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Audiência pública em Roraima debate propostas para o Plano Amazônia Sustentável

14/06/2006 - Brasília - O ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, participa hoje (14) de audiência pública em que serão discutidas propostas para o aprimoramento do Plano Amazônia Sustentável (PAS). A reunião ocorre às 9 horas, na Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista.

O PAS é um conjunto de diretrizes e orientações para o desenvolvimento da região amazônica que vem sendo elaborado desde 2003 pelo governo. A audiência de hoje integra a série de consultas públicas que os ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional estão realizando nas capitais do estados que fazem parte da Amazônia Legal (Pará, Amapá, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Maranhão, Amazonas e Acre).

Amazonas cria primeiro comitê de microbacia hidrográfica do Brasil

14/06/2006 - Manaus (AM) - O Amazonas criou este mês o primeiro comitê de microbacia hidrográfica do país para gestão compartilhada dos recursos naturais do rio Tarumã-Açu e seus afluentes. De acordo com a assessora técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Sirley Melo, o comitê foi oficializado no último dia 6 e já conta com 29 membros.

"Há mais sociedade civil que governo. Dele [do comitê] fazem parte representantes de associação de moradores, de canoeiros, de assentados", conta Melo. Segundo ela, o rio Tarumã-Açu é utilizado para navegação, recreação e abastecimento de água dos moradores que vivem nas comunidades rurais localizadas às suas margens.

"Mas sua importância estratégica é que ele deságua no rio Negro, logo antes do ponto onde a Águas do Amazonas ( empresa concessionária pertencente a um grupo francês ), faz a captação para atender os moradores de Manaus."

A secretária Municipal de Meio Ambiente, Luciana Valente, faz parte do novo comitê. Ela contou que a prefeitura está redefinindo os limites da Área de Proteção Ambiental (APA) da Ponta Negra- Tarumã – que foi criada em 2001, mas nunca saiu do papel.

"O novo traçado foi discutido no Conselho Municipal de Meio Ambiente. Ele leva em conta a micro-bacia do Tarumã-Açu, incluindo as nascentes de rios e igarapés que tinham ficado de fora", explica Valente.

O secretário de Articulação da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos, André Luz, lembra que os comitês de bacia hidrográfica já são realidade no Centro-Sul do país. "Mas aqui na Amazônia não dá para se falar na gestão de uma bacia inteira", pondera o secretário, que está em Manaus para apresentação do Plano Nacional de Recursos Hídricos (ou Plano das Águas do Brasil) – um instrumento que, assim como os comitês de bacia hidrográfica, foi previsto pela lei 9.433, de 1997.

Plano Amazônia Sustentável é tema de debate no Ministério da Integração

16/06/2006 - Brasília - Os ministros da Integração Nacional, Pedro Brito, e do Meio Ambiente, Marina Silva, reúnem-se hoje para discutir, entre outros assuntos, os resultados das consultas públicas sobre o Plano Amazônia Sustentável que vêm sendo realizadas nas capitais dos estados que compõem a Amazônia Legal (Pará, Amapá, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Maranhão, Amazonas e Acre).

Até agora, o documento já foi apresentado e discutido em Cuiabá, Belém, Porto Velho e Boa Vista. O encontro ocorre às 11 horas no Ministério da Integração.

Após a reunião com Marina Silva, Pedro Brito recebe o prefeito de Salvador, João Henrique e, na seqüência, o gerente-executivo do Banco do Nordeste, Marcos Miranda.

Consultas públicas sobre Plano Amazônia Sustentável

17/06/2006 - Brasília - O governo federal encerra sexta-feira (23) as consultas públicas para elaboração do Plano Amazônia Sustentável (PAS). O objetivo é implementar um novo modelo de desenvolvimento, baseado na defesa do meio ambiente e na valorização da cultura popular, com ênfase no aumento de emprego e renda.

As consultas públicas serão realizadas no dia 20, na Universidade Estadual do Maranhão, em São Luis; no dia 21, na Universidade Luterana do Brasil, em Manaus; e no dia 23, na Escola Armando Nogueira, em Rio Branco. Participam das reuniões representantes dos governos federal, estadual e municipal, deputados, vereadores, sindicatos, lideranças comunitárias, militares, estudantes e religiosos.

As reuniões já foram realizadas nas capitais dos demais estados que também formam a Amazônia Legal: Mato Grosso (Cuiabá), Pará (Belém), Amapá (Macapá), Rondônia (Porto Velho), Roraima (Boa Vista) e Tocantins (Palmas).

A Amazônia Legal cobre 5,1 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a 60% do território nacional. A região abriga um terço das florestas tropicais úmidas e 20% da água doce do planeta, concentra 30% da diversidade biológica mundial e apresenta um imenso potencial genético, além de ter subsolo rico em reservas minerais. Cerca de 35% da Amazônia Legal é formada por áreas protegidas ou de destinação específica, como terras indígenas ou áreas militares.

No dia 30 deste mês, será elaborado um documento final para análise de ministros, governadores da região e o presidente da República.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi e Vladimir Platonow

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.