Panorama
 
 
 

CONAMA APRESENTA LISTA DAS ONGs QUE OCUPARÃO 11 VAGAS NO ÓRGÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

14/06/2006 - Brasília – O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) encerrou hoje (14) a apuração de votos que decidem o preenchimento das 11 vagas destinadas para as Organizações Não Governamentais (ONGs). Se até sexta-feira (16) as entidades não entrarem com recurso, o resultado de hoje passa a valer como o final.

O Instituto Centro de Vida e Oca Brasil são, até agora, as entidades escolhidas da região Centro-Oeste. No Nordeste, o Grupo Ecológico Rio das Contas e o Instituto Maranhense de Meio Ambiente e Recursos Hídricos foram selecionados; na região Norte, a Associação de Defesa Étnico-Ambiental Kanindé e o Grupo de Ação e Ecologia Novos Curupiras; na região Sul, a Associação Caeté Cultura e Natureza e Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte; no Sudeste, a Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente e Associação em Defesa da Qualidade de Vida, do Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico; e na vaga Nacional, o Instituto Ambiental Vidagua.

O Conama é o órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). Ele é responsável pela formulação e aplicação da Política Nacional do Meio Ambiente. O conselho é representado por cinco setores: órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e sociedade civil.

As entidades escolhidas pelo Conama são retiradas do Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA). O cadastro tem 800 ONGs no banco de dados, mas 353 estão irregulares e serão desconsideradas. Segundo o assessor técnico da Secretaria Executiva do Conama, Felipe Monteiro Diniz, outras 353 ONGs ocuparão essas vagas, e entre essas foram escolhidas 11 para ocupar as cadeiras do Conama.

Diniz explica que a primeira exigência para a escolha das ONGs é que a prioridade do estatuto seja a defesa do meio ambiente. De acordo com Diniz, a partir de agosto as organizações eleitas vão iniciar o trabalho como parte do Conama e ficarão até 2008. "As entidades trazem a visão da sociedade civil e acabam contrapondo, por exemplo, a visão do setor produtivo. Elas dão valor na discussão," disse.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Milena Assis

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.