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CURSO REÚNE ESPECIALISTAS PARA DEBATER EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2006

14/06/2006 - A Secretaria do Meio Ambiente do Estado realizou, na quinta-feira (8/5), no auditório do Centro de Capacitação de Educadores "André Franco Montoro", o terceiro módulo do curso Educação Ambiental Tendências e Recurso Pedagógicos. A atividade, que tratou do tema "Sociedades Sustentáveis e Sociedades de Risco", foi organizada pelo Departamento de Educação Ambiental, da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental - CPLEA, em parceria com a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e o apoio da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.

Na abertura, Michele Sato, doutora em Ecologia e Recursos Naturais, consultora da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO, perita da Japan International Cooperation Agency, e professora das universidades Federal de Mato Grosso do Sul e de São Carlos, abordou o tema "Diferenças entre educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável". Em sua palestra, fez uma manifestação contrária ao pacote hegemônico da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecido pelo prazo de dez anos, entre 2005 e 2014, sob orientação da UNESCO. "Uma proposta de educação ambiental não pode se restringir a apenas uma década e nenhuma resolução, elaborada com uma visão imediatista, pode ser fecunda”, disse. Dessa maneira, a sua posição é contrária à proposta, “pois acreditamos que temos competência suficiente em educação ambiental para construir um mundo

mais justo, sustentável e paciente, e não há motivo para nenhuma irresponsabilidade imediata ou terminal", finalizou. "Educação Ambiental na Sociedade de Risco" foi o tema abordado pelo economista e sociólogo Pedro R. Jacobi, mestre pela Harvard University, Estados Unidos, doutor pela Universidade São Paulo - USP, professor-titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental - PROCAM, da USP, sendo também autor de diversos artigos e livros.

Jacobi classificou o tema como essencial porque enfatiza a necessidade de conscientização da sociedade sobre os problemas por ela gerados, quanto a tecnologias, formas de produção e consumo, falta de infra-estrutura de saneamento e ocupação desordenada do solo. "É preciso que a sociedade assuma ações sustentáveis, reduzindo os padrões de consumo, e também se conscientizar de que é preciso participar, enquanto cidadãos, das políticas públicas colaborando na disseminação de conhecimentos, por meio das redes de ensino, das empresas e das comunidades", alertou.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Wanda Carrilho)
Fotos: Pedro Calado

 
 
 
 
 
 

 

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