Panorama
 
 
 

DIA DE CAMPO NA TV REVELA PERSPECTIVAS DE NEGÓCIOS EM REFLORESTAMENTO COM A TECA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

13/06/2006 - O Dia de Campo na TV mostra no dia 16 de junho, o tema ”Teca: sistema de cultivo e mercado”. O programa vai ao ar das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), pelo Canal Rural e parabólica, com reapresentação no domingo, dia 18, às 8h, pelo Canal NBR/TV Nacional. Este programa foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) e Embrapa Acre (Rio Branco-AC), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Originária da Ásia, a teca tem como principal produto a madeira, que é muito empregada em móveis finos e na construção naval. Na década de 70, os primeiros plantios começaram a ganhar espaço no Brasil, sobretudo no Mato Grosso, onde se caracterizam pela elevada densidade e rotações mais curtas que as praticadas no sudeste asiático.

A espécie se adapta às mais diferentes condições de clima. No Acre, ela encontrou condições ideais no Vale do Acre onde já existem cerca de 500 hectares plantados. Os estudos feitos pelo pesquisador Evandro Orfanó Figueiredo, da Embrapa Acre, mostram que a produtividade no estado chega a 15 m3/ha/ano, valores equivalentes às principais regiões produtoras do mundo, e a expectativa de colheita é de aproximadamente 25 anos. Esse período, aparentemente longo, é muito menor que o exigido nas regiões de origem, onde a previsão aumenta para 80 anos. A teca é também uma das espécies madeireiras mais valorizadas. O metro cúbico de uma tora de boa qualidade pode alcançar até R$ 1.800,00.

“Apesar de haver muitos interessados em reflorestamento com teca, vejo que há falhas no manejo, como ausência de desbastes e podas, que comprometerão a qualidade da madeira no futuro. Dimensões inadequadas e nós derrubam o valor do metro cúbico em até 80%”, destacou Orfanó.

Para o pesquisador, a rusticidade e a facilidade de adaptação da teca a diferentes formas de manejo (sistemas agroflorestais, silvipastoril ou povoamentos puros) abrem perspectivas de investimento em áreas já desmatadas e que se encontram subutilizadas não só no Acre, mas em toda a Amazônia.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo novo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 3273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Como sintonizar o programa:
Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em vídeo que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Soraya Pereira)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.