Panorama
 
 
 

IBAMA APREENDE ARMAS E CAÇA ILEGAL EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Porto Alegre (16/06/06)- Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), acompanhados de policiais federais aprenderam na última segunda-feira (12/06) armas e munições de grosso calibre no entorno do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em Mostardas, zona sul do Estado (cerca de 200 quilômetros da Caoutak). Dois caçadores foram presos e autuados.

Segundo o Analista Ambiental Mário Sérgio Celski de Oliveira, apenas nesta operação foram apreendidas cinco armas de caça, 50 cartuchos carregados, máquina de recarga de cartucho, chumbo, pólvora espoleta e 20 marrecos. Um dos caçadores era proprietário da área e foi autuado por degradação ao meio ambiente, cativeiro ilegal de aves nativas e guarda ilegal de animais silvestres. No mesmo dia, na localidade de Cacimbas foram apreendidas armas de fogo, marrecas caçadas ilegalmente, sete aves silvestres, armadilhas e um ratão do banhado.

Munição e Armas

De acordo com o Analista do Ibama, em apenas um mês foram realizadas quatro operações visando a caça ilegal, duas delas em parceria com policiais civis e federais. Mário Sérgio revela ainda que neste período foram apreendidas 16 armas de grosso calibre, dois veículos usados pelos caçadores e cerca de três mil cartuchos. O armamento foi utilizado para abater 56 aves silvestres e ratões do banhado. Esta prática, geralmente realizada por grandes grupos, causa degradação ambiental no ecossistema pois, segundo o funcionário do Ibama, estes caçadores “atiram em qualquer coisa que se mova”, além de utilizarem armadilhas. Este ano a caça não foi regulamentada, o que inviabiliza sua prática.

Em junho do ano passado a Ong União pela Vida ingressou com uma Ação Civil Pública na Vara Federal Ambiental e Agrária de Porto Alegre pedindo a suspensão da caça. Embora a Justiça Federal tenha liberado a atividade em maio último não houve tempo hábil para liberação e normatização da caça.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Maria Helena Annes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.