Panorama
 
 
 

ALDEIA PATAXÓ (MG) É PRIMEIRA A TER 100% DOS INDÍGENAS COM TRATAMENTO ODONTOLÓGICO COMPLETO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

19 de junho - Saúde começa pela boca. Com esta filosofia, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está desenvolvendo na aldeia Pataxó, em Carmésia (MG), parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que alcançará um marco este ano. Será a primeira aldeia do País a ter os indígenas com 100% dos problemas de saúde bucal sanados. Até o final do ano, os 270 índios da comunidade terão concluído todos os tratamentos, que vão da eliminação de cáries à colocação de próteses parciais e totais.

Segundo Tales Francisco Leonhardt Ferreira, coordenador de Saúde Bucal do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Minas Gerais e Espírito Santo, os Pataxós, assim como grande parte da população indígena, tinham sérios problemas de cáries e edentulismo, que é a falta de dentes. Além da dor, a comunidade tinha afetada sua auto-estima.

O sorriso perfeito passou a ser possível com a parceria com a UFMG, iniciada em outubro, que envolve também o município de Carmésia, distante cerca de cinco quilômetros da aldeia Pataxó. Na cidade há um internato rural onde ficam um dentista contratado pela Funasa e dois alunos do último semestre de odontologia da Universidade.

Além do atendimento, a equipe realiza visitas domiciliares, trabalhos de educação e promoção da saúde bucal e aplicação de flúor, tendo como alvo principal crianças com até 12 anos de idade.

A primeira etapa do programa envolveu o tratamento de cáries e problemas periodontais (gengiva) de toda a comunidade. Em junho, terá início a segunda fase. Grupos de indígenas serão levados a Belo Horizonte para tratamento endodôntico (canal). De acordo com Tales Francisco, será utilizada a técnica de rotatório, que permite tratar o canal em apenas duas sessões.

Enquanto é desenvolvido o tratamento endodôntico, em Carmésia começarão a ser produzidas as próteses para aqueles que têm ausência de todos os dentes. Em seguida, serão feitas as próteses parciais, para aqueles que têm falhas dentárias. Segundo Tales Francisco, praticamente todos os indígenas da aldeia tinham cáries, cerca de 60 terão de tratar canal, entre 20 e 25 precisarão de prótese total e entre 60 e 70 de prótese parcial.

Tales Francisco explica que, a um custo relativamente baixo, a Funasa tem obtido excelentes resultados com a parceria. Os estudantes de odontologia, que ficam em Carmésia, recebem, na forma de diárias, o equivalente a um salário mínimo e meio por mês. Além disso, a Funasa arca com os custos de atendimento na Rede SUS. Em contrapartida, destaca ele, os indígenas são beneficiados com boa qualidade de vida, boca funcional e sem dor, e têm a auto-estima elevada.

A Pataxó Sandra Borges de Jesus da Conceição, 29 anos, é Agente Indígena de Saúde Bucal na aldeia. Ela conta que, após a parceria com a UFMG, melhorou bastante o atendimento. “Os agentes indígenas fizeram cursos e agora estão ajudando os outros a prevenir as doenças”, explica. Segundo ela, todos querem se tratar e não querem perder os dentes.

Sandra avalia como bom o trabalho desenvolvido, mas quer mais. Sonha em ter um consultório na aldeia e acredita no reforço da capacitação para que os agentes indígenas de saúde bucal possam ajudar ainda mais a comunidade. “Antes a gente não tinha informação. Não sabia como tinha que fazer para cuidar dos dentes”, explica. Por isso, o cuidado com as crianças, para que comecem a se prevenir desde pequenos e não tenham tantos problemas mais tarde.
Fonte: Funasa

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.