Panorama
 
 
 

AMAZÔNIA GANHA BANCO DE IMAGENS DE ESTUDOS COSTEIROS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Museu Goeldi - 23/06/2006 - O Banco de Imagens do Programa de Estudos Costeiros do Museu Goeldi será alimentado em rede

Será lançado até o final do mês o Banco de Imagens do Programa de Estudos Costeiros, do Museu Paraense Emílio Goeldi (Bipec/MPEG), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O banco é resultado direto das demandas definidas pelas discussões do último workshop do Programa de Estudos Costeiros, realizado em dezembro último, em Belém do Pará. Sua consolidação, agora, depende da ampla colaboração de pesquisadores do programa e também de outras instituições da Amazônia.

"É fundamental a participação de todos para o sucesso do banco de imagens. Estamos convocando todos os membros do programa e colegas de instituições parceiras a colaborarem na alimentação do banco. Um modelo de formulário de cadastro já está à disposição", ressalta Amilcar Mendes, geomorfólogo ligado à Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia do Museu Goeldi.

Rede

As pessoas que quiserem contribuir para a alimentação do Banco de Imagens do Programa de Estudos Costeiros, a primeira coisa a fazer é tomar conhecimento do Termo de Cessão de Uso de imagens e também das Instruções de Funcionamento do Bipec, ambos disponíveis por e-mail.

"Uma vez concordando com o documento, os colaboradores devem assiná-lo para que possamos resguardar seus direitos de propriedade intelectual sobre a imagem. Os colegas que tenham imagens em papel fotográfico, devem imprimir o formulário de cadastro e colar a foto no local indicado, preenchendo as informações solicitadas", orienta Mendes.

Após esta etapa, os que queiram contribuir com fotos em papel devem entrar em contato pelo e-mail amendes@museu-goeldi.br. O material será recolhido pelo Bipec e devolvido logo após ser digitalizado e cadastrado no banco de imagens. Por sua vez, os que desejam incluir imagens digitais no acervo, podem enviá-las diretamente para o mesmo e-mail, com as informações contidas no formulário de cadastro.

Toda a documentação necessária - Termo de Cessão de Uso de Imagens, Instruções do Bipec e Formulário de Cadastro -, também pode ser solicitada pelo e-mail ou pelos telefones (91) 3217-6147 / 3217-6159.

O Programa de Estudos Costeiros do Museu Paraense Emílio Goeldi nasceu para estimular a pesquisa e a formação de recursos humanos voltados para o entendimento do litoral amazônico, que detém a maior zona estuarina e a segunda maior área de manguezais do Globo. Reunindo especialistas das diferentes áreas de pesquisa do Goeldi e com o apoio de diversas instituições parceiras do Museu, o Programa tem entre suas metas, gerar dados que apóiem a formulação de políticas públicas e a construção de conhecimento aplicados à conservação do patrimônio cultural, natural e da biodiversidade costeira, bem como para o uso e ocupação sustentáveis da Costa Norte por suas populações.
(Lázaro Magalhães - Comunicação Piatam mar e ACS/MPEG)

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.