Panorama
 
 
 

CETESB REALIZA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE MOTORISTAS DE CAMINHÕES NA CEAGESP


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2006

21/06/2006 - A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB realizou na manhã desta quarta-feira (21/6), uma campanha junto aos motoristas de caminhões e outros veículos que transitam nos pátios da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - CEAGESP, na Vila Leopoldina, Zona Oeste da Capital, marcando o início efetivo das ações de fiscalização, conscientização e educação ambiental a serem desenvolvidas durante a Operação Inverno 2006, que se estenderão até meados de setembro.

Estavam presentes o presidente da CETESB, Otávio Okano, e o diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, Lineu Bassoi, ao lado de técnicos do Departamento de Tecnologia do Ar e do Setor de Operações, Programas e Regulamentação da agência ambiental, além de representantes do Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados do Petróleo e do Gás Natural - CONPET, do Ministério de Minas e Energia, e da própria CEAGESP.
A campanha teve início por volta das 9h40 e em uma hora, às 10h40, já haviam ingressado pelo Portão 3 da CEAGESP, localizada junto à Avenida Dr. Gastão Vidigal, 241 veículos diesel, cujos motoristas receberam folhetos de divulgação da Operação Inverno e de orientação sobre como manter regulados os motores dos veículos e, desta forma, emitir menos poluentes, além de economizar no consumo de combustível e prolongar a vida útil do equipamento.
Alguns motoristas também foram convidados a parar num posto de inspeção improvisado, para passar por um teste de medição das emissões do veículo, com o uso de opacímetros, que analisam a concentração de fumaça emitida. Até por volta das 11 horas, dos 13 caminhões que haviam passado pelos testes, conduzidos por mecânicos especializados do CONPET, seis haviam sido aprovados e sete, reprovados.
Além de um comprovante impresso, com os dados básicos do veículo e dos resultados finais do teste, e de outros folhetos explicativos e de um boné, os proprietários e motoristas dos caminhões recebiam também

uma orientação básica dos técnicos, para procederem à regulagem adequada dos motores de seus veículos e para manter a manutenção periódica, evitando o risco de serem multados por emissão excessiva de fumaça preta, atualmente de 60 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo - UFESP, que correspondem hoje a R$ 835,80, dobrando a cada reincidência.

Os motoristas se mostraram bastante receptivos à realização da campanha. “Uma maravilha”, comentou Jorge, de Guarulhos, que trabalha com frete e carrega frutas e legumes diariamente na CEAGESP. Dono de um Mercedez Benz, modelo 1113, ano 1977, que passou com índice “ótimo” no teste de opacidade, informou que já havia passado pela mesma campanha realizada pela CETESB no ano passado e que, desde então, vem mantendo a regulagem do motor, resultando no bom desempenho do veículo verificado pelos técnicos.
“Acho bom, porque nos permite ficar mais conscientes de problemas que temos no nosso caminhão e, também, a colaborar para diminuir a poluição da cidade”, afirmou um outro motorista, Vágner, que dirigia um Ford Cargo, ano 1995, que vinha de São Roque, com uma carga de produtos congelados. O seu veículo foi reprovado, com índice considerado “ruim”.

Segundo o engenheiro Daniel Egon Schmidt, gerente do Setor de Operações, Programas e Regulamentação da CETESB, a CEAGESP foi o local escolhido para iniciar as ações de conscientização ambiental e fiscalização veicular da Operação Inverno 2006 por apresentar uma freqüência diária de cerca de 10 mil caminhões, que vêm de diversas regiões do Estado e do Brasil.

No final da ação, os técnicos da CETESB registraram 745 caminhões no local, dos quais 86 (11,5%) encontravam-se desregulados. Dos 30 veículos que fizeram o teste no opacímetro, 15 estavam desregulados, resultado de uma avaliação mais rigorosa, mas que ainda não dispõe de respaldo legal para autuação. Foram distribuídos três mil folhetos e 500 bonés. No ano passado, a CETESB multou 11.463 veículos a diesel, que estavam com o motor desregulado, emitindo fumaça preta acima dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental. Em 2006, até maio, 2.598 veículos já foram autuados.

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mário Senaga)
Fotos: José Jorge

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.