Panorama
 
 
 

COEP E EMBRAPA DEFINEM AÇÕES PARA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MACAPÁ, AP

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

23/06/2006 - Os moradores da Lagoa dos Índios, remanescentes de quilombos do Estado do Amapá, vão definir suas prioridades para melhoria de qualidade de vida da comunidade, durante uma reunião no dia 25 de junho, com os representantes estaduais do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP). A Embrapa Amapá (Macapá-AP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento integra o COEP no grupo da sustentabilidade ambiental.

O encontro, no centro comunitário da Lagoa dos Índios, localizada em Macapá (AP), servirá para discutir as ações que farão parte da campanha de atenção à comunidade durante este ano de 2006. A iniciativa faz parte da Declaração do Milênio, documento da Organização das Nações Unidas (ONU) que contempla oito objetivos, desde a erradicação da pobreza e fome, redução da mortalidade infantil, combate ao HIV/Aids e malária, sustentabilidade ambiental, igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres, ensino básico universal, até a parceria mundial para o desenvolvimento.

Os oito objetivos deverão ser atingidos pelos países-membros, incluindo o Brasil, até 2015, por meio de iniciativas dos governos e da sociedade. Na prática, é um pacto mundial pelo compromisso compartilhado com a sustentabilidade dos recursos naturais do planeta e melhoria da qualidade de vida nos países em desenvolvimento.

Para implementar as metas, o COEP articulou o Projeto de Desenvolvimento Comunitário, executado por mais de 700 grupos em todo o Brasil. No Amapá, o esforço envolve a adesão de diversas instituições, entre órgãos federais e entidades associativas. A representante técnica da Embrapa Amapá no COEP estadual, Joana D’arc Souza Bezerra Queiroz, disse que, em vez de os técnicos levarem os projetos já elaborados, vão acolher as sugestões dos próprios moradores, numa demonstração concreta de participação da comunidade beneficiada. “Esta comunidade foi escolhida por reunir várias condicionantes de carência, desde dificuldades econômicas a ausência de políticas públicas, que colocam os moradores em situação de exclusão social”, afirmou Joana D’arc Queiroz.

Integrada ao COEP desde 2003, a Embrapa Amapá participou da campanha do ano passado com curso de produção de hortas caseiras, ministrado pelo pesquisador Jorge Segovia, e distribuição de mudas frutíferas. No domingo, também participará da reunião o engenheiro agrônomo da Embrapa Amapá, Janair Barreto Viana.

No Amapá, o COEP é formado pelas seguintes instituições: INSS, Caixa Econômica Federal, Eletronorte, Sebrae/AP, IBGE, Delegacia Federal da Agricultura, Universidade Federal do Amapá, Sesc, Serpro, Delegacia Regional do Trabalho, Incra, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Infraero, Embrapa Amapá, Ibama, Correios e Rotary Clube.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Dulcivânia Freitas)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.