Panorama
 
 
 

COMUNIDADES RIBEIRINHAS RECEBEM CURSO DE MANEJO FLORESTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

19/06/2006 - Produtos florestais não-madeireiros, como andiroba, copaíba, castanha-do-brasil e buriti, encontrados com abundância na Amazônia brasileira e utilizados na fabricação de cosméticos e medicamentos, ainda são extraídos sem padrão de produção e de comercialização no estado do Amapá, gerando desperdício da matéria-prima e baixo preço pago ao produtor.

Para reverter esta tendência, a partir de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, a Embrapa Amapá (Macapá-AP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceira com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e com a Escola de Administração Pública do Amapá (EAP) elaboraram um projeto que vai auxiliar as populações tradicionais a desenvolver o manejo e o mercado de comercialização de produtos florestais não-madeireiros (PFNM). O projeto é financiado pelo Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil.

Algumas comunidades ribeirinhas beneficiadas estão localizadas na Reserva Extrativista do rio Cajari, onde vai acontecer um curso de capacitação em manejo florestal de produtos de 20 a 25 de junho, ministrado pelo pesquisador da Embrapa Amapá, Marcelino Guedes. Os moradores terão a oportunidade de conhecer e discutir as etapas e os procedimentos corretos para elaborar um plano de manejo comunitário. Também serão orientados a desenvolver atividades práticas de diagnóstico, inventário e colheita de produtos florestais não-madeireiros, como andiroba, copaíba, castanha-do-brasil, buruti e outros.

O curso será ministrado na sede da Associação dos Moradores Agro-Extrativistas do Baixo Cajari, na foz do rio Ajuruxi, afluente do Amazonas. “Será um curso teórico e prático, em que se buscará o resgate dos conhecimentos tradicionais da população e a complementação desses conhecimentos com informações técnicas. Vamos estimar a produtividade de algumas espécies, utilizar medição de árvores e discutir informações sobre manejo florestal”, afirmou Marcelino Guedes, doutor em recursos
florestais.

Durante os cinco dias de convivência, ribeirinhos que desenvolvem atividades produtivas ligadas aos produtos florestais não-madeireiros e o pesquisador da Embrapa Amapá trocarão informações e experiências sobre a história de vida das principais espécies fornecedoras de PFNM do Amapá, manejo sustentável com noções de inventário, planejamento de logística da colheita, extração de mínimo impacto, técnicas silviculturais para otimizar a produção e monitoramento.

Também faz parte do conteúdo do curso, a aplicação de práticas sobre inventário de fauna, instalação de parcelas (áreas delimitadas para se fazer uma amostragem e compor a representatividade da área global a ser trabalhada), medição de árvores, inventário florestal e estimativa da produção. Como trata-se de uma região carente de padrões de produção e comercialização, a capacitação contempla ainda noções de beneficiamento, controle de qualidade e comercialização dos produtos e derivados e certificação, além de agregação de valor aos produtos florestais.

- Dulcivânia Freitas Jornalista MTb/PB 1.063 Embrapa Amapá (Macapá-AP) Área de Comunicação e Negócios para Transferência de Tecnologias (ACN) www.cpafap.embrapa.br dulcivania@cpafap.embrapa.br Telefone:0xx96-3241-1551 - Ramal 215 Fax: 0xx96-3241-1480

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Dulcivânia Freitas)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.