Panorama
 
 
 

CTNBio DELIBERA SOBRE DESCARTE BIOSSEGURO DE PLANTAÇÃO IRREGULAR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Transgênicos - 22/06/2006 - A 92ª reunião ordinária da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, encerrada na tarde de ontem (21), analisou, além dos processos constantes em sua pauta, uma solicitação de emergência do Ministério do Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O pleito solicitava da Comissão uma orientação segura para o descarte de 18 mil hectares de algodão transgênico plantado irregularmente.

O algodão Roundup Ready (RR), que contém a mesma modificação genética da Soja RR (resistente a herbicidas) da empresa Monsanto, e liberada comercialmente no País, foi encontrado pela fiscalização do Mapa em 40 propriedades de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso e Goiás, quando apenas o algodão Bollgard, resistente a insetos, também da Monsanto, havia sido liberado para plantio e comercialização no Brasil.

A Comissão, a fim de atender ao pleito de emergência, sugeriu que a forma de descartar as plantas jovens seja por meio da dessecação química das mudas e destruição mecânica de todo o plantio, inclusive as soqueiras. No caso de as sementes terem atingido maturidade, e as plantas já não apresentarem folhas para absorver o produto químico, estas devem ser mecanicamente destruídas, e tudo – restos vegetais e sementes – deve ser enterrado em vala profunda para evitar disseminação das sementes no meio ambiente. Esses procedimentos deverão ser feitos na presença de fiscais do Mapa.

Além desse processo, a área deverá ser monitorada durante seis meses, prorrogáveis a critério do fiscal, e não poderá ter nova plantação de algodão na safra seguinte, sendo liberada apenas para outras culturas, como soja e milho, por exemplo.

A CTNBio sugeriu, também, que o Mapa aproveite a oportunidade para subsidiar ou promover pesquisas, em associação com entidades de investigação científica, visando avaliar o impacto da liberação do OGM no meio ambiente.

"A análise da situação foi feita com a urgência que o assunto merece, já que tínhamos que prover fundamentação técnica necessária para que o Mapa possa cumprir a Lei", esclarece o presidente da Comissão, Walter Colli.

Segundo ele, a análise foi feita com a mesma responsabilidade com que é feita a análise de pesquisa ou qualquer outro procedimento que envolva OGMs, lembrando que a Comissão reúne os maiores especialistas brasileiros no assunto de biossegurança. "Os cientistas que compõem a CTNBio foram escolhidos pelo reconhecido trabalho técnico que desenvolvem em seus meios de atuação", ressalta.

A reunião teve sua plenária final ampliada com o intuito de aprovar o maior número de pleitos possíveis e deliberou também sobre todos os processos discutidos nas setoriais vegetal/ambiental e de saúde humana/animal. Além de discutir a Instrução Normativa nº 2 , que norteará as decisões, caso a caso, que a Comissão deverá tomar.
Rachel Mortari - Assessoria de Imprensa do MCT

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.