Panorama
 
 
 

DOF É TESTADO EM BELÉM

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Belém (20/06/06) - O Ibama inicia hoje, em Belém, os testes para implantação do Documento de Origem Florestal (DOF). O novo documento de controle de origem de produtos florestais substituirá a ATPF, a partir do dia 1º de agosto deste ano. Os trabalhos em Belém ficarão sob a coordenação de José Humberto Chaves, Coordenador Geral de Gestão dos Recursos Florestais (CGREF), da Diretoria de Florestas (Diref) do Ibama.

O Superintendente Estadual do Ibama no Pará Marcílio Monteiro concederá entrevista coletiva aos jornalistas sobre o treinamento e a programação para os testes de implantação do DOF, que serão realizados no Pará ao longo de três dias.

De acordo com o cronograma definido pelo Ibama, hoje (20) ocorrerá a apresentação do Sistema de Controle Florestal para os servidores MMA e do Ibama que atuam com os setores de controle, área técnica e fiscalização.

Amanhã (21), haverá apresentação para representantes do setor produtivo, instituições de pesquisa, ONGs, OEMAs entre outros. Na quita-feira (22), iniciam-se os testes com simulações de situações reais. A partir de sexta (23), os testes poderão ser realizados pelo pessoal treinado, em seu local de origem.

Durante uma semana, ou seja, até a próxima sexta (30) deverão ser encaminhadas as sugestões de alterção/adaptação do DOF para a Superintendência do Ibama no Pará.

Segundo dados do Ibama, são emitidas um milhão de ATPFs por mês. Somente no Pará, considerando o trabalho da Superintendência do Ibama e das Gerências Executivas de Marabá e Santarém - regiões sudeste e oeste do Pará - são emitidas mais de 40 mil ATPFs por ano.

A Superintendência emite 12 mil ATPFs por mês. A ATPF tem tarjas com cores diferenciadas para o transporte de produto e subproduto florestal: a de tarja verde é para o produto florestal (madeira); a de tarja laranja para palmito e a de tarja preta para carvão vegetal.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Edson Gillet Brasil)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.