Panorama
 
 
 

IBAMA INICIA II FASE DO ORDENAMENTO PESQUEIRO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Aracaju (23/06/06) – Dando continuidade aos trabalhos realizados na primeira fase do censo estrutural da pesca, o Ibama iniciou no último dia 19 a segunda fase do censo pesqueiro em parceria com a Codevasf, Chesf, Seap, Colônias de Pescadores e Prefeituras Municipais dos 13 municípios envolvidos entre Canindé/SE até a foz do rio São Francisco. O objetivo é elaborar e implantar um programa de coleta de dados de produção e esforço de pesca, que permita avaliar os impactos do uso dos recursos pesqueiros da bacia do rio são Francisco para em curto prazo traçar políticas públicas para o ordenamento pesqueiro na bacia do São Francisco.

Nesta segunda fase que terá duração de 45 dias, serão realizados vários levantamentos, tais como, o cadastramento de embarcações pesqueiras, espécies pescadas, período em que desenvolvem a atividade, tamanho das espécies , locais da pesca, tipos de embarcação utilizada e outras informações pertinentes que irão contribuir como instrumento de ordenamento pesqueiro na bacia do Rio São Francisco. Este é um projeto do Programa de Revitalização do Rio São Francisco.

Na primeira fase do censo, que ocorreu nos meses de março e abril deste ano, foram realizados levantamentos de dados sobre a caracterização dos locais de desembarque do pescado. O Ibama e parceiros estão realizando desde março o censo nos estados de Sergipe, Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco. Vale ressaltar que nos estados de Sergipe e Alagoas já foi realizado levantamento pré-liminar dos principais pontos de desembarque pesqueiro no baixo São Francisco.

Na terceira fase do senso será realizado o monitoramento do controle e desembarque do pescado. O Superintendente do Ibama no estado de Sergipe Márcio Macedo, disse que “é de fundamental importância conhecer o estoque pesqueiro do rio, para poder preservá-lo e tomar medidas de revitalização no rio são Francisco”.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Marilene Silvestre)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.