Panorama
 
 
 

MECANISMO DE COMPENSAÇÃO FACILITA CRIAÇÃO DE RESERVA LEGAL, PREVISTA NO CÓDIGO FLORESTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2006

23/06/2006 - Com a assinatura do Decreto Estadual nº 50.889, no dia 16 de junho último, pelo governador Claudio Lembo, foi regulamentada a compensação, a recomposição e a condução da regeneração natural da reserva legal das propriedades rurais, prevista no Código Florestal. A regulamentação permite que propriedades rurais, que já se encontram inteiramente ocupadas com culturas de interesse econômico, constituam suas reservas legais em outras propriedades, desde que atendidos os critérios estabelecidos no decreto.

Desta maneira, evita-se que o proprietário rural seja obrigado a erradicar plantios comerciais para constituir a reserva. Além disso, fica regulamentada a recomposição da reserva legal em um prazo de até 30 anos, de forma gradativa, permitindo ainda a exploração econômica das áreas já recuperadas, desde que respeitado o projeto aprovado pelo órgão ambiental. Passa a ser permitido também o plantio e a exploração por período determinado de espécies nativas ou exóticas, de interesse econômico, na recomposição da reserva legal.

Os mecanismos estabelecidos na regulamentação facilitam o atendimento à exigência de manutenção da reserva legal, conforme consta no Código Florestal, facilitando a regularização das propriedades rurais e oferecendo alternativas econômicas para a criação dessas áreas.

O estímulo à criação e manutenção das reservas legais deverá ter reflexos ambientais positivos, pois o Estado de São Paulo possui apenas 13% de seu território coberto com vegetação nativa e, apesar de 31% estar ocupado com atividades agrícolas, ainda dispõe de áreas para a recomposição de reserva legal. Os estudos apontam que, com a introdução de práticas pecuárias intensivas, há uma tendência de redução das áreas ocupadas por pastagens, que atualmente ocupam 41% do território paulista.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.