Panorama
 
 
 

PARANÁ TEM DIA DE MOBILIZAÇÃO PELA FISCALIZAÇÃO DA ROTULAGEM DE TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2006

21-06-2006 - São Paulo - O Greenpeace e outras entidades da sociedade civil parabenizaram o governo do Paraná pela realização do "Dia T", dedicado à mobilização pela fiscalização da rotulagem de transgênicos, no último dia 14 de junho. O objetivo da ação foi informar indústrias, agricultores e a população em geral sobre os critérios e a importância das ações estaduais de fiscalização de produtos que possam conter organismos geneticamente modificados (OGMs).

A mobilização marcou o início da implementação do plano estadual de fiscalização da rotulagem de transgênicos no Paraná. O plano do governo paranaense prevê que a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento inspecione propriedades rurais e agroindústrias, fiscalizando o comércio de sementes, o trânsito de animais e a venda de alimentos para consumo humano e animal. De acordo com o plano, a Secretaria da Saúde vai fiscalizar as indústrias de alimentos e as prateleiras dos supermercados, e a Vigilância Sanitária fará amostragem e testes nos produtos mais consumidos e com maior risco de conter transgênicos.

Junto com a Comissão de Meio Ambiente da CUT, a ONG Terra de Direitos, o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais, a Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e a ASPTA, o Greenpeace enviou carta ao governo do Paraná elogiando a iniciativa. “O governo do Paraná tem nosso total apoio e temos certeza de que a correta identificação dos transgênicos ao longo da cadeia de produção vai viabilizar o direito de escolha do consumidor e garantir a proteção dos agricultores contra a contaminação de suas lavouras”, afirmou Gabriela Vuolo, coordenadora da campanha de Engenharia Genética do Greenpeace.

Na carta, as organizações chamam a atenção do governo paranaense para a questão dos produtos que não podem ser testados em laboratório, mas que, segundo a lei federal, devem ser rotulados caso sejam fabricados com transgênicos. “Alguns produtos, como óleos e margarinas, têm o DNA da soja destruído durante o processo de fabricação, o que impede a identificação de transgenia em testes de laboratório. Mas a legislação é muito clara e garante que esses produtos também devem ser rotulados”, disse Gabriela. Portanto, a fiscalização deve ser feita em etapas anteriores da cadeia produtiva, como na chegada da soja às unidades de esmagamento. O importante é que o consumidor não seja lesado e que as empresas ajam com seriedade.

A fiscalização da rotulagem se baseia no Código de Defesa do Consumidor, que garante às pessoas o direito à informação sobre o que estão comprando, e também no Decreto Federal 2.658/2003, que trata da rotulagem de produtos fabricados com ingredientes geneticamente modificados. “Esta medida do governo do Paraná deveria ser seguida por todos os Estados para obrigar as empresas a cumprir a legislação brasileira e garantir o direito do consumidor de saber o que está comprando”, concluiu Gabriela.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.